Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF apresentam
Banco do Brasil apresenta e patrocina

LoboLab 2018 | Mercado Audiovisual

INSCRIÇÕES AQUI

Data: de 28/11 a 04/12
Horário: 09h às 19h
Local: Espaço Cultural Renato Russo

Apresentação
A 10ª edição do Lobo Fest chega a Brasília com uma novidade: a criação de um ambiente voltado para formação, desenvolvimento e aprofundamento de projetos e mercado. Com foco em criação, linguagem e estética, o LoboLab | Mercado Audiovisual traz em sua programação oficinas técnicas, aulas abertas, palestras, Lobo Talks, pitching criativo e rodadas de negócios.

O LoboLab | Mercado Audiovisual é, sobretudo, um ambiente de transformações criativas e estéticas, horizontal, que favorece a troca entre os pares. O LoboLab é um ambiente de colaboração para qualificar tecnicamente e negocialmente produtoras e realizadores. Não nos interessa gerar competitividade entre projetos e sim colaboração e trocas criativas.

Inscrição
O passaporte LoboLab pode ser adquirido pela plataforma SYMPLA no endereço [ https://goo.gl/41ow4t ]. Há duas possibilidades de compra: Passaporte LoboLab Completo [R$ 250,00], que dá direito a todas as atividades do Mercado e Passaporte LoboLab 2 Dias [R$ 100,00], que permite a entrada em apenas dois dias da programação.

Para aqueles que desejarem se inscrever no pitching criativo e nas rodadas de negócio é obrigatório comprar o Passaporte LoboLab Completo e preencher o formulário de projeto indicando as atividades desejadas, no link [ https://goo.gl/AcKEQ8 ].

E aos que desejam participar das oficinas, finalize o pagamento do passaporte e preencha o formulário no link https://goo.gl/6hik25.

ATIVIDADES

Oficinas
Espaços imersivos com 16 horas de duração, divididas em dois dias, de conteúdos com renomados profissionais de diferentes áreas do audiovisual: Direção, Roteiro, Desenvolvimento de Projeto, Som, Impacto Social para Documentários.

Aulas Abertas
Aulas de 4 horas de duração com importantes profissionais do mercado sobre as temáticas: Mecanismo de Fomento FSA/ANCINE, Planejamento da Pós-produção, Distribuição e Circulação, Produção de Animação e Narrativa para Games.

LoboTalks
Importantes players do mercado brasileiro apresentam suas empresas, linhas editoriais e curatoriais, as principais demandas por conteúdo e formas de apresentação dos projetos para aquisição ou co-produção.

Palestras
Conversas com convidados especiais sobre cases de sucesso no audiovisual: Case Irmão do Jorel, CasE Indie WareHouse.

Rodadas de negócios
Reuniões exclusivas de 20 minutos de duração (mediante seleção e confirmação) entre produtores independentes e players do mercado brasileiro nas quais as empresas terão a oportunidade de negociar diretamente os seus projetos ou produtos com os players interessados. Os critérios da seleção são: a afinidade da proposta à linha editorial, o nível de desenvolvimento dos projetos e o limite quantitativo de projetos por player.

Pitchings Criativos
Os Pitchings Criativos são uma oportunidade para os proponentes ouvirem comentários construtivos de uma banca repleta de experts e buyers. Não necessariamente têm o objetivo de compra e venda, mas sim aprimoramento estético, criativo e técnico dos projetos selecionados.

PROGRAMAÇÃO

OFICINAS

| | Desenvolvimento de Projetos | | 
Data: 29 e 30 de novembro
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Local: Teatro de Bolso | 1º andar do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 16h (é necessário comparecer aos 02 dias de oficina- mínimo passaporte 2 dias)
Lotação da sala: 50 lugares

Ministrante
Alice Lanari – Cineasta e produtora. Seu primeiro longa documentário, América Armada, codirigido com Pedro Asbeg, estreou em 2018 em sessão hors concours do 51º Festival de Brasília, passou pelo DocsMX e agora está selecionado para o Festival de Havana. Trabalha com audiovisual desde 1998, e em 2013 abriu a produtora Gaivota Studio onde desenvolve a série doc infanto-juvenil Mo.Ch.I.L.A e o longa Termodielétrico. Vive em Brasília onde acaba de montar a Tantas Produções. https://www.imdb.com/name/nm2001138/
Sobre a atividade
Ter um bom projeto é o primeiro passo para que colaboradores e parceiros financeiros se encantem com tua ideia. Conseguir um coprodutor ou ganhar um edital é resultado de uma série de elementos, mas todos eles partem de um excelente projeto. Como realizadores audiovisuais, manejar com domínio a escritura de um projeto é o diferencial de nosso trabalho. Esta oficina trabalhará os elementos que compõem a gramática de um projeto audiovisual, seja ele ficção ou documentário, longa ou série de TV.

| | Roteiro | | 
Data: 01 e 02 de dezembro
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Local: Sala Marco Antônio Guimarães | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 16h (é necessário comparecer aos 02 dias de oficina – mínimo passaporte 2 dias)
Lotação da sala: 50 lugares
Ministrante
Júlia Priolli – Roteirista de televisão (séries Lili a Ex, Tempero Secreto e De Perto Ninguém é Normal, Monstrolândia e Amigo de Aluguel), gerente de conteúdo original no Canal FOX (responsável pela supervisão de roteiro das séries Impuros, #Me Chama de Bruna e 1 Contra Todos) e também atua como consultora dos Laboratórios de Desenvolvimento de Projeto de Séries do Prodav 04 (ANCINE) e do prêmio Netlab TV. https://www.imdb.com/name/nm8386625/

Sobre a atividade
Essa oficina pretende abordar os seguintes tópicos: Fundamentos da dramaturgia clássica – épico e drama; A construção de personagem – personagem plano e personagem esférico; Personagem de série vs. personagem de longa-metragem; Universo, premissa e motor; Estruturas serializadas; Fluxo de informação; e Construção de cena.

| | Impacto Social para Documentários | | 
Data: 01 e 02 de dezembro
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Local: Teatro de Bolso | 1º andar do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 16h (é necessário comparecer aos 02 dias de oficina – mínimo passaporte 2 dias)
Lotação da sala: 100 lugares
Ministrante
Sandra Tabares-Duque https://www.imdb.com/name/nm5448432/
Sandra Tabares-Duque é Produtora audiovisual e fundadora da Sandelion Productions. Com experiência audiovisual em diferentes produções que conseguiram ganhar vários prêmios internacionais, atualmente concentra seu trabalho em várias formas de narrativas audiovisuais transmídia de impacto social. Sandra foi jurada em diferentes categorias do Fundo de Desenvolvimento Cinematográfico da Colômbia. Atua em áreas de treinamento tanto em entidades acadêmicas quanto em eventos e festivais internacionais de cinema. Atualmente, está finalizando os longas-metragens The Razones del Lobo e Domingos, ambos em pós-produção. Suas produções anteriores incluem o Projeto Quipu (UK / Peru), obras documentais multimídia selecionados em várias competições, como IDFA, Dia Interativo Tribeca, HotDocs e Os documentos do Guardian, entre outros; InnSæi, The Sea Within (Reino Unido / Islândia), documentário completo disponível na Netflix, selecionado para o Festival de Cinema de San Diego e o Festival Internacional de Cinema de Reykjavík; Parabola del Retorno (Colômbia), seleção oficial do Festival Internacional de Cinema Margenes, Espanha, Berwick Film & Media Arts Festival, Reino Unido, FICCI, entre outros.

Sobre a atividade
A relação entre a visão artística e a visão de impacto social. O planejamento de uma estratégia. Contextos e dinâmicas que permitem a mudança social. Como trabalhar com organizações e agentes fora do círculo do filme e os desafios associados. Processos e estratégias de avaliação de projetos.

| | Som Direto | | 
Data: 01 e 02 de dezembro
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Local: Sala Multiuso | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 16h (é necessário comparecer aos 02 dias de oficina – mínimo passaporte 2 dias)
Lotação da sala: 50 lugares
Ministrante
João Godoy – Técnico de som direto. Professor do Curso Superior do Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP. Responsável pela captação do som direto de mais de duas dezenas de longas-metragens brasileiros, entre eles: Um céu de estrelas 1995 de tata amaral; Antônia 2007 de Tata Amaral; O Menino da porteira 2009 de Jerê Moreira; Serra Pelada 2013 de Heitor Dhalia; Sequestro Relâmpago 2018 de Tata Amaral. https://www.imdb.com/name/nm0324180/
Sobre a atividade
A oficina visa oferecer os conceitos gerais de trilha sonora do audiovisual, seus constituintes e etapas de construção. Visa ainda apresentar os principais procedimentos que configuram o método de trabalho do som direto cinematográfico. Apresentar um breve panorama histórico dos equipamentos empregados na captação de som direto e as configurações atualmente empregadas nessa prática de trabalho. A oficina pretende propiciar aos alunos a prática do booming (operação de boom) trabalho realizado pelos microfonistas durante as filmagens com som direto e o manejo de equipamento básico para a captação e registro sonoro.

| | Direção | | 
Data: 03 e 04 de dezembro
Horário: das 14h às 19h
Local: Sala Marco Antônio Guimarães | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 10h (é necessário comparecer aos 02 dias de oficina – mínimo passaporte 2 dias)
Lotação da sala: 100 lugares
Ministrante
André Novais – Diretor, roteirista e sócio-fundador da produtora mineira Filmes de Plástico. Seu último filme, Temporada (2018), foi selecionado para o Festival de Locarno e recebeu prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília. Destaque também para o seu primeiro longa, Ela volta na quinta (2014), Melhor Filme na VI Semana dos Realizadores, e para os premiados curtas Pouco mais de um mês (2012), selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e Fantasmas (2010), selecionado para o Hollywood Brazilian Film Festival. http://www.filmesdeplastico.com.br/
Sobre a atividade
O processo de criação do roteiro à direção, na pré e no set, usando cases da Filmes de Plástico.

AULAS ABERTAS

| | A produção de Animação | | 
Data: 28 de novembro
Horário: das 9h às 13h
Local: Sala Multiuso | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 4h
Lotação da sala: 100 lugares
Ministrante
Cesar Cabral – Formado em Cinema pela Universidade de São Paulo, atua como diretor, animador e produtor em projetos para Cinema e Televisão. É sócio da Coala Filmes, produtora especializada em animação stop motion. Tem em seu currículo os curtas Dossiê Rê Bordosa, Tempestade e a série Angeli The Killer. No momento está em produção do seu primeiro longa, com previsão de estreia para 2019. http://www.coalafilmes.com.br/
Sobre a atividade
A aula aberta tem por objetivo apresentar as características particulares no desenvolvimento e formatação de um projeto em animação. Serão apresentados modelos e comparativos entre técnicas de animação, visando planejar o desenvolvimento do roteiro e sua produção.

| | Narrativa para Games | | 
Data: 28 de novembro
Horário: 14h30 às 18h30
Local: Sala Multiuso | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 4h
Lotação da sala: 100 lugares
Ministrante
Tiago Rech – Roteirista e escritor, fã de literatura fantástica, games e animes. Nascido no Rio Grande do Sul e radicado em Brasília desde 2014, escreveu o roteiro do premiado jogo Galaxy of Pen & Paper, lançado em 2017, tendo também passado por estúdios como Ludema Game Studio e Otus Game Studio, onde colaborou em diversos jogos de game jam, incluindo o finalista da Indie Speed Run 2013 NIVEUS. Seus contos já foram publicados na antologia Rei Amarelo em Quadrinhos da editora Draco e no Volume II da Antologia Mitografias. https://www.linkedin.com/in/tiago-rech-069870110/
Sobre a atividade
Aula sobre os processos criativos no desenvolvimento das narrativas de games.

| | Fundo Setorial do Audiovisual | | 
Data: 30 de novembro
Horário: das 9h às 13h
Local:Sala Marco Antônio Guimarães | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 4h
Lotação da sala: 100 lugares
Ministrante
Vera Zaverucha – Com mais de 30 anos de experiência na área pública, Vera ocupou diferentes cargos nas principais instituições responsáveis pelas políticas públicas para o audiovisual e pelo financiamento do setor cinematográfico no Brasil. Acumula em seu currículo cargos como: Diretora da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Secretária de Estado para o Desenvolvimento do Audiovisual e Diretora da Fundação do Cinema Brasileiro. https://www.desvendandoaancine.com/
Sobre a atividade
Nos últimos anos, o desenvolvimento econômico do setor audiovisual no país foi alavancado pelas políticas desenvolvidas pela ANCINE e, atualmente, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) é o principal mecanismo federal de financiamento da produção audiovisual brasileira. Esta aula aberta pretende apresentar as possíveis formas de financiamento, os recursos do FSA, sua estrutura organizacional, além dos editais.

| | O planejamento da pós-produção | | 
Data: 03 de dezembro
Horário: das 9h às 13h
Local: Sala Multiuso | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 4h
Lotação da sala: 100 lugares
Ministrante
José Francisco Neto – Sócio-Fundador e Supervisor de Pós-Produção da DOT CINE, empresa que atua na finalização de imagens para produções de cinema e televisão. É membro da SMPTE (Society of Motion Pictures and Television Engineers) e da ABC (Associação Brasileira de Cinematografia) onde participa ativamente em palestras e oficinas para disseminação da tecnologia cinematográfica. Com uma carreira profissional de 30 anos, pesquisa e implementa tecnologias e sistemas de trabalho pioneiros no mercado brasileiro como a correção de cor digital por área (1994), o Live Streaming Media (1998), Estéreo 3D e 4K (2010), acumulando conhecimento e experiência nas áreas de captação e processamento de imagens, pós-produção e exibição. Participou de projetos importantes e variados como a atualização profissional em edição não-linear do jornalismo da TV Globo SP e a criação do Portomídia de Recife, um importante polo de inovação da economia criativa reconhecido mundialmente. http://dotcine.com.br/
Sobre a atividade
A importância da pós-produção no desenvolvimento dos projetos, ajudando a criar soluções técnicas e artísticas para otimização de recursos no set; Estruturação do WorkFlow; A importância do desenvolvimento de LUTs para filmagem; E as demandas e exigências dos canais Nacionais e Internacionais.

| | Circulação e distribuição: do curta ao longa | | 
Data: 03 de dezembro
Horário: das 14h30 às 18h30
Local: Sala Multiuso | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 4h
Lotação da sala: 100 lugares
Ministrante
Ibirá Machado – trabalha com distribuição independente há dez anos, tendo passado pela Vitrine Filmes, onde conduziu a distribuição de mais de 30 filmes, dentre eles “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, “Frances Ha”, de Noah Baumbach, e “Las Acacias”, de Pablo Giorgelli. No final de 2017 fundou sua própria distribuidora, a Descoloniza Filmes, com a qual já distribuiu os filmes “Minha Amiga do Parque”, de Ana Katz, “Híbridos – Os Espíritos do Brasil”, de Priscilla Telmon e Vincent Moon, “Rei”, de Niles Atallah, e “Como Fotografei os Yanomami”, de Otavio Cury. http://www.descolonizafilmes.com/

PALESTRAS

| | Intercâmbios: Games e Audiovisual (Indie WareHouse) | | 
Data: 29 de novembro
Horário: das 15h às 17h
Local: Sala Marco Antônio Guimarães | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 2h
Lotação da sala: 100 lugares
Ministrante
Maria Thereza – producer Indie Warehouse. Indie Warehouse é um coworking para acolher a economia criativa e os game devs com uma infraestrutura AAA para os criadores apaixonados por Games, Design, Startups e Economia Criativa. Um espaço de troca, aprendizado, cursos, eventos, game jams e muito mais. http://indiewarehouse.com.br/
Sobre a atividade
O que os jogos podem compartilhar para o cinema e para as outras áreas? Que conhecimentos, técnicas e tecnologias que foram desenvolvidas podem ser empregadas pelas outras mídias em seu dia a dia? Nessa palestra vamos ter uma noção de como esse caminho está acontecendo e como os profissionais de cinema e outras áreas podem se beneficiar de uma aproximação maior com o segmento de jogos.

| | O universo de criação da animação Irmão do Jorel | | 
Data: 30 de novembro
Horário: das 15h às 17h
Local: Sala Marco Antônio Guimarães | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 2h
Lotação da sala: 100 lugares
Ministrante
Diego Amorim – Paulista, louco por dinossauros, péssimo cozinheiro e desde pequeno adorava desenhar seus personagens favoritos em seu caderno ou nas paredes de casa. Formado em Artes Visuais pela ECA-USP, encontrou na animação a linguagem que mais o fascina. Mudou-se para o Rio de Janeiro há cinco anos como animador da primeira temporada do Irmão do Jorel no Copa Studio, onde também dirigiu o departamento de animação nas temporadas 2 e 3 da série. Ele ainda está aprendendo a escrever mini biografias em terceira pessoa. https://sites.google.com/copastudio.com/
Sobre a atividade
Pra você que é fã de Irmão do Jorel e come abacate pro cabelo ficar bonito, vê o côco mágico escondido por todos os lugares e acha que um inocente pato pode ser um mestre dos disfarces, então esse papo é perfeito pra você. Compartilharei o processo criativo do universo da série, as etapas de produção de um episódio e muitas curiosidades.

MERCADO

| | Pitching Criativo | | 
Data: 03 de dezembro
Horário: das 14h30 às 18h30
Local: Ateliê | 1º Andar do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 4h
Data limite para inscrições: 19 de novembro através do link https://goo.gl/AcKEQ8.
Players

Elo Company http://www.elocompany.com/

Descoloniza Filmes http://www.descolonizafilmes.com/

Olhar Distribuição http://olhardistrib.com.br/

Canal Brasil http://canalbrasil.globo.com/

Sobre a atividade
Os Pitchings Criativos são uma oportunidade para os proponentes ouvirem comentários construtivos de uma banca repleta de experts e buyers. Não necessariamente têm o objetivo de compra e venda, mas sim aprimoramento estético, criativo e técnico dos projetos selecionados.

*Para participar da seleção Pitching Criativo, adquire um passaporte completo e preencha o formulário https://goo.gl/AcKEQ8

| | Lobo Talks | | 
Data: 04 de dezembro
Horário: das 09h às 13h
Local: Sala Multiuso | Térreo do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 4h
Lotação da sala: 100 lugares
Players

Elo Company http://www.elocompany.com/

Descoloniza Filmes http://www.descolonizafilmes.com/

Olhar Distribuição http://olhardistrib.com.br/

Canal Brasil http://canalbrasil.globo.com/

Dot Cinema http://dotcine.com.br/

Sobre a atividade
Importantes players do mercado brasileiro apresentam suas empresas, linhas editoriais e curatoriais, as principais demandas por conteúdo e formas de apresentação dos projetos para aquisição ou co-produção.

| | Rodadas de Negócios | | 
Data: 04 de dezembro
Horário: das 14h30 às 18h30
Local: Ateliê | 1º Andar do Espaço Cultural Renato Russo
Carga horária total: 4h
Data limite para inscrições: 19 de novembro através do link https://goo.gl/AcKEQ8.
Players

Elo Company http://www.elocompany.com/

Descoloniza Filmes http://www.descolonizafilmes.com/

Olhar Distribuição http://olhardistrib.com.br/

Canal Brasil http://canalbrasil.globo.com/

Sobre a atividade: Reuniões exclusivas de 20 minutos de duração (mediante seleção e confirmação) entre produtores independentes e players do mercado brasileiro nas quais as empresas terão a oportunidade de negociar diretamente os seus projetos ou produtos com os players interessados. Os critérios da seleção são: a afinidade da proposta à linha editorial, o nível de desenvolvimento dos projetos e o limite quantitativo de projetos por player.

*Para participar da seleção Rodada de negócios, adquire um passaporte completo e preencha o formulário https://goo.gl/AcKEQ8

 

INSCREVA-SE ACESSANDO AGORA [ https://www.sympla.com.br/lobolab–mercado-audiovisual—10-lobo-fest__400828 ]