Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF apresentam
Banco do Brasil apresenta e patrocina
Lobo Azul

Lobo Azul

MOSTRA ESPECIAL

Duração: 56 minutos

 

The cherry tree

Direção: Eva Dvořáková

República Tcheca, 5:30, animação, 2017, livre

A animação mostra o surgimento de uma imagem em uma parede, formando-se e criando vida sozinha. Um filme sobre a relação entre os personagens na imagem, que permanece frágil e pode ser afetada pelo mundo real.

 

The bird and the whale

Direção: Carol Freeman

Irlanda, 7 min, animação, 2018, livre

A história de uma jovem baleia lutando para encontrar sua voz. Depois de afastar-se demais de sua família para explorar um naufrágio, a baleia descobre que o único sobrevivente é um pássaro numa gaiola. Juntos, eles lutam para sobreviver perdidos no mar.

 

The theory of sunset

Direção: Roman Sokolov

Rússia, 08:48, animação, 2018, livre

À noite, um dedicado ciclista atravessa uma floresta glacial. O desafio: certificar-se de que outro dia tenha um novo e oportuno começo.

 

Giant

Direção: Johana Bentz

Alemanha, 15:13, ficção, 2017, livre

A heroína da história é uma garota chamada Ola, que se torna amiga de um gigante. O curta é um filme fictício com elementos animados usando a técnica de rotoscopia.

 

A natureza agradece

Direção: Ricardo de Podestá e Ana Maria Cordeiro

Brasil, 14:14, animação, 2018, livre

Esta é a história de Bernard. Ele mora em uma pequena fazenda cheia de diversidade ambiental: plantas, pássaros, árvores frutíferas e um rio cristalino. Em um lindo dia, toda a natureza é ameaçada por uma fábrica de produtos químicos. Se não fosse pelas ações do pai de Bernard, tudo estaria perdido.

 

The house

Direção: Veronika Zacharova

República Tcheca, 5:27, animação, 2016, livre

Em um mundo semelhante ao nosso, mas um pouco diferente, uma família muda-se de sua pequena casa no subúrbio. A casa, então, embarca em uma jornada para encontrar sua família de volta. Sua única pista é um cartão de visita vermelho e brilhante que a leva através da cidade para um bairro particularmente estranho, com casas elétricas. Será este o lugar onde ela encontrará seus donos?

 

O Segredo dos Seus Olhos

O Segredo dos Seus Olhos

MOSTRA ESPECIAL

Duração: 82 minutos

 

A viagem de Ícaro

Direção: Kaco Olímpio e Larissa Fernandes

GO, 19 min, documentário, 2018, XX anos

Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho, a única alternativa é construir as próprias asas.

 

Vestido de Myriam

Direção: Lucas H. Rossi

RJ, 15 min, ficção, 2017, XX anos

Numa casa tranquila, um casal de idosos compartilha uma vida em silêncio.

 

Tenha um ótimo dia

Direção: Willy Hajli

SP, 12:42, ficção, 2018, XX anos

Um homem é abordado por um misterioso vendedor que não está interessado em vender-lhe um produto e, em vez disso, negocia algo muito mais valioso: sua felicidade.

 

Nova Iorque

Direção: Leo Tabosa

PE, 24 min, ficção, 2017, XX anos

Hermila e Leandro querem fugir. Hermila e Leandro querem ficar.

 

Campo Santo

Direção: Gustavo Seabra

BA, 11m, ficção, 2018, XX anos

Em busca de arquivos confidenciais, dois capangas perseguem uma rica senhora que visita o túmulo do filho no cemitério.

Cinema, Presente!

Cinema, Presente!

Duração: 121 minutos

 

Kibe Lanches

Direção: Alexandre Figueirôa

PE, 18:20, documentário, 2017, livre

Na década de 80, o restaurante Kibe Lanches, no bairro do Pina, no Recife, vendia pratos da cozinha árabe. Nas sextas à noite, transformava-se num alegre ponto de encontro, cuja principal atração eram as “Rolinhas do Barão”.

 

Cravo, lírio e rosa

Direção: Maju de Paiva

RJ, 20 min, documentário, 2018, livre

Após uma festa de Halloween, Cê, uma menina gordinha de oito anos, tropeça no cadáver de uma adolescente. A aparição do corpo muda drasticamente a vida de Cê e de sua irmã, Sara, de 15 anos, que descobre aos poucos sua sexualidade em meio a um mundo machista. A mais nova se comunica com os mortos como válvula de escape para a solidão e inadequação, enquanto a mais velha tem que lidar com o assédio e a vulnerabilidade de seu corpo.

 

Banana

Direção: Marvin Pereira

BA, 8 min, documentário, 2017, livre

Inspirado na introdução do livro “Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil”, do antropólogo Don Kulick, Banana narra um dos encontros que o sueco teve durante a realização da pesquisa de campo para a obra. O curta aborda a forma que uma travesti soteropolitana periférica encara as adversidades sociais e enquadra a resistente agressividade de se apresentar como seres desviantes ao mesmo tempo em que nos proporciona o olhar sereno de quem é ser humano.

 

O esquema

Direção: Caio Dornelas

GO/PE, 14 min, ficção, 2018, 12 anos

Um grande esquema nacional.

 

Bem-vindo de volta

Direção: Pedro Vasconcelos

RS, 15:40, ficção, 2018, livre

Felipe, 19 anos, acaba de terminar o namoro com Luiza. Ele busca lembrar-se da ex pelas redes sociais e acaba descobrindo mais do que gostaria sobre ela. A mãe de Felipe, uma mulher que vive sozinha na imensidão de sua própria casa, tenta buscar conforto com memórias e lembranças sobre o filho, pois mesmo conhecendo Felipe muito bem, ela jamais teria imaginado o que ele seria capaz de fazer.

 

A praga do cinema brasileiro

Direção: William Alves e Zefel Coff

DF, 26 min, ficção, 2018, livre

Com a pedra da 3ª força, Zé do Caixão retorna ao passado na virada do milênio, no dia 2/2/2000, com a função de reverter, com uma praga, o terror político instituído no

Brasil pelo “capetal” e seus canalhas “capetalistas”, todos infiltrados nos setores estratégicos da política, da economia e, principalmente, da cultura.

 

1×1

Direção: Ramon Abreu

DF, 19 min, ficção, 2016, 16 anos

Charles é um garoto pobre e sozinho que vende doces no sinal. Um dia, é perseguido por policiais e acaba baleado, ficando entre a vida e a morte. No hospital, conhece Dr. Oswaldo, que cuida de sua recuperação. Charles volta para a favela onde vivia e lá é convencido por um amigo a fazer um sequestro relâmpago. Durante a execução do crime, uma reviravolta.

 

 

Do outro Lado do Espelho

Do outro Lado do Espelho

PROGRAMA 1

Duração: 45 minutos

 

About our astronauts

Direção: Galina Golubeva

Rússia, 7:20, animação, 2018, livre

Três cosmonautas vão ao espaço. Esperam novas descobertas e jornadas. Uma história baseada em canções folclóricas sobre cosmonautas compostas por Maria Yakovenko (1982-1986).

 

Too tame!

Direção: Rebecca Bloecher

Alemanha, 6:41, animação, 2017, 12 anos

Sete protagonistas estão presos a seus clichês e a uma repetitiva rotina diária. Sua individualidade é apenas aparente, porque é muito fácil perder a autonomia – mesmo que eles joguem com a vida. Mas o show deve continuar e o dinheiro está em jogo. Aplausos!

 

The burden

Direção: Niki Lindroth von Bahr

Suécia, 14:10, animação, 2018, 12 anos

Um musical sombrio que se passa em um mercado ao lado de uma rodovia. Os funcionários lidam com o tédio e a angústia existencial realizando alegres cenas musicais.

 

Soul for sale

Direção: Anna Belenkiy, Shira Salimi e Romy Granot

Israel, 10:34, animação, 2018, 16 anos

Yuli é uma garota cujo mundo é o casulo sufocante que ela chama de lar. Dominada pela loucura da mãe, Yuli decide deixar sua casa através de um túnel na parede da sala de estar. No final do túnel ela conhece outro mundo totalmente diferente: o da indústria do sexo – desde o lado mais feio e escuro ao mais surpreendentemente reconfortante e terno.

 

Sára

Direção: Miriam Obršlíková

República Tcheca, 06:28, animação, 2017, 14 anos

Um homem-pássaro acorda ferido no meio do campo de batalha. Ele encontra refúgio em uma fábrica abandonada e é visto por Sára que, apesar de sua responsabilidade pessoal e civil em denunciá-lo, o mantém em sigilo. Este é o começo de um duelo invisível entre duas figuras, duas casas, dois mundos e, em particular, o próprio passado de Sára.

 

 

Programa 2

Duração: 74 minutos

 

The fuel filter

Direção: Marina-Evelina Cracana e Piero di Silverio

Romênia, 17:10, documentário, 2018, 12 anos

Um retrato sincero de um dia na vida de Arpiti, de sete anos, que tenta se encaixar no universo adulto da oficina improvisada de seu pai.

 

Gill

Direção: Mohadeseh Joodi

Irã, 11:43, ficção, 2018, 14 anos

A chegada de uma mulher em uma cidade fronteiriça do Irã muda a vida de um homem e do menino que vive com ele.

 

Mankurt

Direção: Gulzat

Bélgica, 13:12, documentário, 2018, 10 anos

Uma estudante de cinema do Quirguistão perde seu passaporte na cosmopolita cidade de Bruxelas. A única pessoa que pode ajudá-la é um cônsul nacionalista (o único trabalhador da embaixada do Quirguistão), que está mais interessado em ensiná-la sobre o que faz "um verdadeiro quirguiz" do que ajudá-la com seu documento.

 

Samal

Direção: Shugula Serzhan

Cazaquistão, 17 min, ficção, 2018, 12 anos

Samal, de 16 anos, volta para sua aldeia natal depois de muito tempo estudando na cidade. Ela quer ver seu irmão mais velho e sua mãe. No entanto, seu irmão está cansado de morar na aldeia cuidando da mãe doente e dá a Samal uma escolha: ou concorda com ele em internar a mãe em uma instituição psiquiatria ou permanecer com ela naquela hostil aldeia montanhosa do sul do Cazaquistão.

 

Night portrait

Direção: Jueon Woo

Coreia do Sul, 14:43, ficção, 2018, 12 anos

Uma noite, o idoso Kangsu não consegue dormir, pensando que perdeu o amor de sua esposa, seu lugar em casa, sua energia. Ele vagueia em um parque onde costumava andar com sua esposa e tenta provar que ainda pode ficar de pé em suas mãos.

 

E por falar em Saudade

E por falar em Saudade

Duração: 71 minutos

 

Coxinha
Direção: Cristiano Sousa e Ivan Martins
GO, 12:30, ficção, 2017, 14 anos
As irmãs Almira e Piedade são campeãs de venda de coxinha na cidade – já que são baratas e muito saborosas! Tudo pode mudar com a chegada de um rapaz muito suspeito na lanchonete das doces senhorinhas.

 

An old lady stepped out for some bread and a pastry
Direção: Anastasiya Jakulina
Rússia, 3:38, animação, 2017, livre
Você nunca sabe como o dia termina. Uma simples saída para comprar pão e macarrão pode tornar-se uma grande aventura.

 

Ato san nen
Direção: Pedro Collantes
Espanha, 25:36, ficção, 2017, livre
Marisa é uma viúva que mora sozinha em uma pequena aldeia rural, com a única companhia de seu cachorro, Tico. Um dia, Marisa e Tico recebem a visita inesperada de Hiroshi, um cavalheiro japonês que diz ser amigo do filho de Marisa. Mesmo sem uma língua comum, Hiroshi e Marisa se esforçam para se comunicar.

 

Human
Direção: Hasan Ince
Turquia, 7:27, ficção, 2017, 12 anos
A consciência de uma criança pequena tenta ser a esperança para a casa de uma mulher idosa.

 

Gone with the rain
Direção: Siniša Ercegovac
Croácia, 14:11, animação, 2017, livre
A história de um homem e um gato. O filme é concebido como uma ode ao amor e à amizade e como contraponto aos valores sociais e padrões de vida de hoje.

Kira Muratova

Kira Muratova

Programa 1

 

Três histórias (Tri istorii)

Direção: Kira Muratova

Rússia/Ucrânia, 105 min, ficção, 1997, 12 anos

Essa antologia de três curtas, com roteiros de três diferentes roteiristas, é unida pelos temas da vingança, assassinato e fantasia. Em “Caldeira No. 6”, um homem acabado (Makovetsky) pede ajuda a um amigo poeta (Kushnir) para realizar o seu sonho de matar sua vizinha atraente. Em “Ofélia”, uma adorável enfermeira loira (Litvinova) adquire o hábito de perseguir mulheres que doaram seus bebês para adoção. “A garota e a morte” coloca uma pequena criança (Murlykina) contra sua babá e vizinha idosa (Tabakov) em uma batalha relativa ao significado de “comportamento natural”. Muratova fez um filme de gênero cujos contos podem ser vistos – em qualquer cronologia – como o relato da história de uma mulher.

 

 

Programa 2

Duração: 52 minutos

 

Carta para América (Pismo v Ameriku)

Direção: Kira Muratova

Ucrânia, 20 min, ficção, 1999, 12 anos

O poeta desempregado Oleg e um amigo de nome desconhecido começam a filmar uma mensagem para enviar à antiga namorada de Oleg, nos Estados Unidos. Oleg decide que não tem nada a dizer e parte então para coletar o aluguel de uma locatária que está com dois meses de atraso e esconde um amante no guarda-roupa.

 

Boneca (Kukla)

Direção: Kira Muratova

Ucrânia/ Rússia, 32 min, ficção, 2007, 12 anos

O título é uma gíria para dinheiro falso. Numa avenida em Odessa, um artista de rua recebe uma nota falsa. Situações grotescas se desenvolvem em torno de identidades falsas e fraude. O enredo sobre confiança é imbuído em sarcasmo e a intriga é baseada na reação de pessoas comuns e pseudo-vigaristas. A confusão resultante remete a Gogol.

Radar

Radar

PROGRAMA 1
Duração: 74 minutos

Hahahahuhuhu...
Direção: Delano Vinci H. Agapito
Filipinas, ficção, 2017, 8:36, 14 anos
Piadas feitas por amigos de meia idade acabam tornando-se realidade.

Snowfall time
Direção: Cevahir Çokbilir
Turquia, 20 min, ficção, 2018, 12 anos
O marido de Hatcha, Suleiman, e seu filho, Mustafa, fugiram de casa em 12 de setembro de 1980, o dia em que o golpe militar turco aconteceu. No mesmo dia de manhã, surgem pragas de aves na aldeia, e Hatcha manda a filha, Elif, juntamente com as galinhas sobreviventes, para a aldeia vizinha. Hatcha fica em casa sozinha com sua filha, Özlem, doente na cama, e espera por Elif, Mustafa e Suleiman. O inverno está chegando para atingir a aldeia e a temporada de neve está por vir.

Through
Direção: Wang Daotian
China, 9:21, ficção, 2018, 14 anos
Dois homens têm namoradas e não se conhecem. No entanto, um está tentando se aproximar do outro. Uma emoção além de amizade, irmandade ou mesmo sexo.

5'23 before the end of a world
Direção: Bhopal
França, 05:23, animação, 2018, 12 anos
Uma baleia foi parar na praia. É a última de sua espécie. Ainda respira e não pretende partir sem dizer "adeus".

Mutterschaft
Direção: Flávio Rigamonti
Itália, 4:34, ficção, 2018, 18 anos
Uma mãe esforça-se para cumprir seu dever de cuidar do filho deficiente. Dividida entre sua responsabilidade e uma luta moral, até onde ela pode levar sua própria consciência quando o dever se torna envolto em vergonha?

The one I adore
Direção: Jason E. Seelmann
Canadá, 8:38, ficção, 2017, 16 anos
Uma história de amor perdido e as distâncias que alguns podem percorrer para recuperá-lo.

 

PROGRAMA 2
Duração: 62 minutos

Carlotta’s face
Direção: Valentin Riedl e Frédéric Schuld
Alemanha, 5 min, animação, 2018, livre
Quando criança, Carlotta não acreditava que as pessoas tivessem rostos. Ela ainda não reconhece seu próprio rosto. Anos depois, ela descobre um déficit raro e intratável em seu cérebro. No final das contas, foi a arte que lhe ofereceu um meio para finalmente se reconhecer.

9023
Direção: Sotiris Petridis e Tania Nanavraki
Grécia, ficção, 7:35, 2017, 14 anos
Em resposta à fome generalizada no país, o governo autoriza os cidadãos não-produtivos a serem comidos.

Salvation rain
Direção: Veysel Çelik
Turquia, 14 min, ficção, 2018, 12 anos
Em sua infância, Janya foi o único sobrevivente de um massacre em sua aldeia. Depois de 20 anos, ele volta a esta localidade e começa um processo psicológico de luto reprimido. Janya cria uma nova realidade, mas as tempestades lembram sua vida real. Ele vive agora em um fuso horário duplo.

All roads lead to Road (ST)
Direção: Simon Welch
França, 10 min, documentário, 2018, 14 anos
Um retrato cinematográfico de Maureen e Ian, os pais do diretor, é apresentado em paralelo à notória investigação do assassinato de uma criança no século 19, à qual eles são ligados por uma série de curiosas coincidências ao longo de suas vidas.

My quiet house
Direção: Han Jeong-Gil
Coreia do Sul, 15 min, ficção, 2018, 12 anos
So-dam visita seu emprego para receber o salário não pago. Ela rouba o dinheiro e foge. No entanto, sua casa está silenciosa e sua família não atende o telefone.

Everything
Direção: David OReilly
EUA, 10:41, animação, 2018, 10 anos
Uma experiência interativa de um simulador de realidade transformada em um curta-metragem com narração do brilhante filósofo britânico Alan Watts.