Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF apresentam
Banco do Brasil apresenta e patrocina

Programa 1

 

Três histórias (Tri istorii)

Direção: Kira Muratova

Rússia/Ucrânia, 105 min, ficção, 1997, 12 anos

Essa antologia de três curtas, com roteiros de três diferentes roteiristas, é unida pelos temas da vingança, assassinato e fantasia. Em “Caldeira No. 6”, um homem acabado (Makovetsky) pede ajuda a um amigo poeta (Kushnir) para realizar o seu sonho de matar sua vizinha atraente. Em “Ofélia”, uma adorável enfermeira loira (Litvinova) adquire o hábito de perseguir mulheres que doaram seus bebês para adoção. “A garota e a morte” coloca uma pequena criança (Murlykina) contra sua babá e vizinha idosa (Tabakov) em uma batalha relativa ao significado de “comportamento natural”. Muratova fez um filme de gênero cujos contos podem ser vistos – em qualquer cronologia – como o relato da história de uma mulher.

 

 

Programa 2

Duração: 52 minutos

 

Carta para América (Pismo v Ameriku)

Direção: Kira Muratova

Ucrânia, 20 min, ficção, 1999, 12 anos

O poeta desempregado Oleg e um amigo de nome desconhecido começam a filmar uma mensagem para enviar à antiga namorada de Oleg, nos Estados Unidos. Oleg decide que não tem nada a dizer e parte então para coletar o aluguel de uma locatária que está com dois meses de atraso e esconde um amante no guarda-roupa.

 

Boneca (Kukla)

Direção: Kira Muratova

Ucrânia/ Rússia, 32 min, ficção, 2007, 12 anos

O título é uma gíria para dinheiro falso. Numa avenida em Odessa, um artista de rua recebe uma nota falsa. Situações grotescas se desenvolvem em torno de identidades falsas e fraude. O enredo sobre confiança é imbuído em sarcasmo e a intriga é baseada na reação de pessoas comuns e pseudo-vigaristas. A confusão resultante remete a Gogol.