Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF apresentam
Banco do Brasil apresenta e patrocina

PROGRAMA 1
Duração: 76 minutos

 

All these creatures
Direção: Charles Williams
Austrália, 13 min, ficção, 2018, 12 anos
Um adolescente tenta desvendar suas lembranças a respeito de uma infestação misteriosa, desvencilhar-se de seu pai e das pequenas criaturas dentro de todos nós.

A man falls from the sky
Direção: Kurt Platvoet e Jan Verdijk
Holanda, 8:45, ficção, 2017, 12 anos
Ton e Ineke Korrel desfrutam sua sopa da tarde quando um homem cai do céu. Enquanto Ton vê ameaça no espécime caído, Ineke quer ajudá-lo. O casal logo descobrirá quem é a sua cara metade. Com sorte, antes que seja tarde demais.

2nd class
Direção: Jimmy Olsson
Suécia, 13:45, ficção, 2018, 12 anos
Charlotte tem um novo trabalho como professora do Ensino Médio. Certa noite, ela é atacada por um nazista e fica gravemente ferida. Quando volta às aulas, descobre que um de seus alunos é filho do nazista.

Retouch
Direção: Kaveh Mazaheri
Irã, 19:37, ficção, 2018, 14 anos
No canto da casa, o marido de Maryam pratica levantamento de peso. De repente, o peso cai em sua garganta e o coloca entre a vida e a morte. Maryam tenta salvá-lo, mas decide parar de ajudar e assistir a morte do marido. Durante o dia, ela finge que seu marido desapareceu e não tem notícias dele.

Old goat
Direção: Georgiy Boldugerov
Rússia, 10 min, ficção, 2018, 12 anos
O quintal de uma habitação comum serve de esconderijo para um velho homem. Mas os inquilinos não se incomodam, por algum motivo eles perdoam o velho. E há uma explicação para isso.

O evangelho segundo Tauba e Primal
Direção: Márcia Deretti e Márcio Júnior
Brasil, 11:35, animação, 2018, 14 anos
Revoltado com a violência do lugar onde vive, Tauba cria sua cidade ideal, uma cidade-fortaleza-robô. Movido pela inveja, Primal desenvolve sua própria versão de cidade-robô.

 

PROGRAMA 2
Duração: 76 min

Fauve
Direção: Jeremy Comte
Canadá, 16 min, 2018, ficção, 14 anos
Em uma mina de superfície, dois meninos afundam-se em um jogo de poder aparentemente inocente com a Mãe Natureza como única observadora.

Irma
Direção: Alejo Schettini e German Tejeira
Uruguai, 5:40, animação, 2017, livre
Em uma cidade cercada pelo vento e pelo frio, Irma, uma costureira que mora em um prédio onde o aquecimento está quebrado, tomará a iniciativa de fazer algo por todos os vizinhos.

Poor people
Direção: Tatyana Astapova
Rússia, 15 min, ficção, 2017, 12 anos
Um jovem de uma família pobre morrerá em breve por causa de uma anomalia – um coração de diamante. Seus parentes começam a planejar como dividir a pedra após sua morte enquanto ele ainda está vivo.

Waste
Direção: Enrique Herman Aguilar Jansonius
México, 18:26, ficção, 2017, 14 anos
Depois de ser injustamente demitida de seu emprego, uma indígena maia terá que testar os limites de sua força de vontade para esconder sua gravidez e permanecer fiel à sua identidade enquanto trabalha no ambiente ameaçador e abusivo de uma oficina clandestina em Yucatán. Mas às vezes a crueldade mais sombria que ela terá que suportar é a discriminação e a negligência de seus colegas igualmente maltratados.

Spring ’57
Direção: Andrei Moraru
Moldávia, 6:16, documentário, 2018, livre
Quando o mundo ocidental celebra anualmente a Hora do Planeta, desligando a eletricidade durante uma hora, a família Casian já está desconectada há sete anos. Eles dormem com o Sol e acordam com ele. Em 2018, apenas a casa deles não está conectada à energia.

Hedieh
Direção: Sahar Sotoodeh
Irã, 15 min, ficção, 2018, 14 anos
Hedieh, uma garota de 14 anos, fugiu de um trabalho escolar. Uma de suas amigas é forçada a explicar a razão por trás disso.

 

PROGRAMA 3
Duração: 98 min

Hello, Rain
Direção: C.J. “Fiery” Obasi
Nigéria, 30 min, ficção, 2018, 12 anos
Três bruxas cientificas criam, através de uma combinação de magia juju e tecnologia, perucas mágicas que lhes conferem poderes sobrenaturais inéditos. Como tudo, o poder corrompe e líder das três, Rain, encontra-se em confronto com suas amigas e deve detê-las antes que elas destruam a nação inteira. Baseado em “Hello, Moto”, um conto de autoria de Nnedi Okorafor, vencedor dos prêmios World Fantasy, Nebula e Hugo.

A month
Direção: Zgjim Terziqi
Kosovo, 25 min, ficção, 2018, 12 anos
Ana é uma mulher de 40 anos, solteira e cega que vive com suas quatro irmãs: Gonja, Fatmirja, Ajshja e Valbona. O pacto entre elas diz que cada uma cuidará de Ana em suas respectivas casas por um mês ao ano. O governo paga uma assistência social no valor de 120 euro mensais aos deficientes e um membro da família fica responsável pelo dinheiro. Ana é de poucas palavras. Sua maior satisfação é ouvir música e brincar com os filhos de suas irmãs. Baseado em uma história real que aconteceu no Kosovo do pós-guerra.

Zenú
Direção: Claudio Marcotulli
Venezuela, 23 min, ficção, 2018, 12 anos
Musas misteriosas tomam conta da vida de um compositor perturbado.

Sunken plum
Direção: Xu Xiaoxi e Roberto F. Canuto
China/Espanha, 18 min, ficção, 2017, 18 anos
Uma mulher transgênero chinesa recebe a notícia da morte de sua mãe. Como o único “filho”, ela sente-se obrigada a retornar ao local de seu nascimento, nas montanhas, mesmo que tenha que esconder sua verdadeira identidade dos familiares e amigos.

 

PROGRAMA 4
Duração: Tempo: 91 minutos

Weeping birds
Direção: Chan Teik Quan
Malásia, 20 min, ficção, 2018, 12 anos
A história de um casal de idosos que encara a velhice e a morte como uma piada. O marido procura ganhar dinheiro para se preparar para o funeral de sua esposa que está morrendo enquanto a esposa tenta superar o fato de que a morte está próxima e que a separação é iminente. Uma história inspirada nas experiências de vida da falecida avó e dos pais do diretor.

Blau
Direção: David Jansen
Alemanha, 15 min, animação, 2018, 10 anos
O oceano. A vastidão do mar. Uma baleia e seu filhote. Neste curta, a vida e a mitologia desses gigantes mamíferos marinhos são tecidas em uma história fantástica.

Bonobo
Direção: Zoel Aeschbacher
Suíça, 18 min, ficção, 2018, 12 anos
Quando o elevador quebra, os destinos de uma aposentada deficiente, uma mãe solteira e um jovem apaixonado por dança entrelaçam-se em um final explosivo no qual seus limites serão testados.

Bubbleman in Hitler vs Frankestein
Direção: Alban Gily e Julien Vray
França, 9 min, animação, 2017, 12 anos
Era uma vez na Índia, durante a ocupação nazista: a espiã Patty Dough quer matar Hitler e, para ajudá-la, chama o super-herói Bubbleman, que, por sua vez, pede a colaboração de um guerreiro das sombras, ninguém menos que o monstro de Frankenstein. Patty Dough, Bubbleman e Frankestein formam uma equipe com uma missão: matar Hitler.

Smoke through a spider web
Direção: Niranjan Raj Bhetwal
Nepal, 15 min, ficção, 2018, livre
O filme se passa numa remota vila do Nepal, onde a sociedade ainda é segregada por um sistema de castas e crenças. Sabitri, de uma casta inferior, é uma fabricante de fogões que, junto ao marido, viaja ao redor da aldeia para fazer um fogão. Mas as pessoas, com medo de a cozinha ficar impura pela entrada de pessoas de classe baixa, rejeitam Sabitri para construir um fogão dentro de seus lares.

Weekends
Direção: Trevor Jimenez
EUA, 15 min, animação, 2018, livre
A história de um menino que se desloca entre as casas de seus pais recém-divorciados. Sonhos surreais se misturam com as realidades domésticas de uma família desmembrada neste filme de animação ambientado na Toronto da década de 1980.

 

PROGRAMA 5
Duração: 87 min

Ária
Direção: Myrsini Aristidou
Chipre, 13:35, ficção, 2017, 12 anos
Atenas, dias de hoje. Ária, 17 anos, funcionária da lanchonete de kabab Jimmy’s aguarda uma aula de direção com o pai. Quando ele chega, não é para dar uma volta, pelo contrário: ele traz consigo um jovem imigrante chinês que não fala grego nem inglês.

The intersecting lines
Direção: Mingduan Wang
China, 18:47, ficção, 2018, 12 anos
Um homem conhece uma mulher em um encontro às cegas. No café, eles encontram em uma revista um jogo chamado “The Life’s Intersection”. Então começam a criar histórias hipotéticas. Logo, as pessoas na realidade e os personagens criados nas histórias tornam-se difíceis de distinguir.

Rise up
Direção: Adrian Moisoiu e Marius Mihordescu
Romênia, 9 min, ficção, 2017, 14 anos
Um motorista de táxi tem pensamentos confusos sobre o mundo antes de uma cirurgia.

Maala
Direção: Dinara Punchihewa
Sri Lanka, 15:30, ficção, 2018, 12 anos
Maala começa a trabalhar como empregada doméstica em uma nova casa e lida com essa perspectiva desafiadora com confiança e inteligência.

Passenger
Direção: Emir Valinezhad
Rússia, 15:46, ficção, 2018, 12 anos
A casa de repouso informa a Alexey que ele deve retirar seu pai de lá. Alexey enfrenta uma escolha difícil entre o dever moral e sobrevivência em uma cidade grande.

Not yet
Direção: Arian Vazirdaftari
Irã, 14:50, ficção, 2017, 12 anos
É aniversário de Hasti, uma jovem de 21 anos. Ela estuda no exterior e seus pais no Irã querem parabenizá-la via Skype.

 

PROGRAMA 6
Duração: 83 minutos

Hide and seek
Direção: Gábor Benő Baranyi
Hungria, 14:11, ficção, 2017, 12 anos
Uma família pobre da Hungria, na qual o indisciplinado Matyi, sete anos, tem de viver com a mãe – que, quando ele nasceu, não queria outro filho – depois do desaparecimento do pai do menino. Filmado em áreas pobres com atores amadores. Baseado em uma história verdadeira.

Bookanima: martial arts
Direção: Shon Kim
Coreia do Sul, 13 min, documentário/animação, 2018, livre
Bookanima é uma palavra composta de “book” (livro) e “anima” (de animação). Este curta experimental pretende dar ao livro uma nova vida cinematográfica, com a utilização da técnica de cronofotografia. Parte de uma produção composta originalmente de quatro capítulo: artes marciais, dança, jogos com bola e esportes individuais.

Aurora
Direção: Laura Garcia
México, 13:45, documentário, 2018, 12 anos
Uma senhora de 87 anos vive sozinha em seu apartamento, onde constantemente se perde. Seus dias giram em torno do telefonema do neto. O curta é um retrato íntimo que reflete luminosamente sobre a solidão e as memórias de uma mulher cheia de vida.

Uno
Direção: Javier Marco
Espanha, 10:18, ficção, 2018, 12 anos
No mar, um celular flutuando dentro de uma bolsa hermética começa a tocar.

Where’s my donkey
Direção: Mohammed Almughanni
Palestina, 11:38, ficção, 2018, 12 anos
Depois que um grupo de jovens colonos atacam o olival de Abu Hussein e roubam seu amado burro, ele descobre que tem uma poderosa ferramenta de barganha.

Tremors
Direção: Dawid Bodzak
Polônia, 20:40, ficção, 2018, 14 anos
Imagine que você está na floresta, está escuro e vazio. Você não sabe porque está lá. De repente você ouve um uivo. Sente que não quer estar lá e está com medo. Você vê um lobo, mais um e um terceiro. Eles se aproximam de você. O que você faz agora?

 

PROGRAMA 7
Duração: 87 min

Aya
Direção: Moufida Fedhila
Tunísia, 23:43, ficção, 2017, 12 anos
Aya, uma garotinha esperta, vive na Tunísia com seus pais Salafist. Mas um dia, um evento especial perturba a vida dessa família.

Mais triste que chuva num recreio de colégio
Direção: Lobo Mauro
Brasil, 14 min, documentário, 2018, 12 anos
A reforma superfaturada do Maracanã para a Copa de 2014. A reforma trabalhista de 2017 para uma superfartura do empresariado no Brasil.

Public library
Direção: Tomas Tito
Argentina, 11:24, ficção, 2017, 12 anos
Dois homens. Um deles segue o outro. O outro não sabe disso. Uma biblioteca se torna um labirinto. Uma perseguição infinita.

The gentle sadness of things
Direção: Deniz Telek
Turquia, 16 min, ficção, 2018, 12 anos
Após a morte do pai, Ali vai para sua cidade natal buscar a mãe e levá-la para a cidade onde mora. Mas ele tem uma questão a resolver: encontrar um lugar para o cão herdado do pai.

Bloeistraat 11
Direção: Nienke Deutz
Bélgica, 9:41, animação, 2018, 14 anos
Amigos inseparáveis passam as últimas férias de versão da infância divertindo-se ao redor da casa. Conforme o verão avança, seus corpos começam a transformar-se e um constrangimento desce sobre a amizade deles. A puberdade parece determinada a interromper seu vínculo.

Salt in veins
Direção: Adrián Canoura
Espanha, 12 min, documentário/experimental, 2017, livre
O homem e o mar não se conhecem. Do mesmo jeito que o mar esconde seus tesouros, o homem esconde os seus. Homem e mar brigam contra o tempo e contra sua extinção. Mas são igualmente respeitados.

 

PROGRAMA 8
Duração: 87 min

Tea
Direção: Shokir Kholikov
Uzbequistão, 16 min, ficção, 2018, 10 anos
Se você olhar para a vida de lado, parece que o ser humano vive apenas para benefício próprio, mas existem outras razões para viver. O herói do filme lutou por suas necessidades com dificuldade e não conseguiu atingir seu objetivo. Mas ele venceu.

Judgement
Direção: Raymund Ribay Gutierrez
Filipinas, 15 min, ficção, 2018, 16 anos
Joy, mãe de uma menina de quatro anos, finalmente decide apresentar queixa de violência doméstica contra Dante, seu marido abusivo.

On the border
Direção: Wei Shujun
China, 15 min, ficção, 2018, 12 anos
Em uma vila fronteiriça, um adolescente chinês de raízes coreanas pretende partir para a Coreia do Sul e tenta por todos os meios realizar seu sonho.

Blueberry spirits
Direção: Astra Zoldnere
Letônia, 13 min, documentário, 2017, 10 anos
Documentário poético sobre uma família cigana que passa seus verões nas florestas da Letônia, colhendo frutas para ganhar a vida. Enquanto isso, refletem sobre sua identidade como grupo compartilhando histórias de fantasmas. Rodeado de questões existenciais sobre como equilibrar o futuro e o passado, as tradições e a vida moderna, o filme aponta sua luta pela identidade como uma jornada entre a noite e o dia e vice-versa.

Wildbeest
Direção: Nicolas Keppens e Matthias Phlips
Bélgica, 19 min, animação, 2018, 14 anos
Ir em um safari é um sonho para muitos. Para o casal de meia-idade Linda e Troyer, isso se transforma em uma aventura terrivelmente real quando eles são deixados para trás no deserto.

The heart of Spring
Direção: Chen Chen
China/Nova Zelândia, 9:30, ficção, 2017, 12 anos
Este enigmático filme-poema apresenta o retorno de uma mulher para encontrar sua mãe que desapareceu durante a revolução cultural chinesa. Com o som de um erhu (instrumento tradicional chinês) e fotografias, ela é ajudada por dois idosos a descobrir uma verdade delicada, mas difícil, sobre sua família. Numa abordagem distintamente chinesa, o trabalho trata narrativa, texto, som e imagem como dispositivos poéticos integrados.