Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF apresentam
Banco do Brasil apresenta e patrocina

Programa 1
Duração: 73 minutos

Repulsa
Direção: Eduardo Morotó
PE, 20 min, ficção, 2017, 16 anos
Em uma cidade do interior do Brasil chamada Serra da Onça, membros de uma organização acreditam serem donos de mulheres, trabalhadores e terras adquiridas por meio de títulos de propriedade falsificados. Manuel Tenório, líder desses homens, decreta que a viúva Dona Iara suas filhas devem deixar a fazenda onde vivem. Ao se recusarem a sair, eles são vítimas de um massacre, do qual a única sobrevivente é a filha mais velha, Carolina, levada para uma casa grande onde dezenas de trabalhadores são submetidos a condições análogas à escravidão.

Lui
Direção: Denise Kelm
PR, 17 min, ficção, 2016, 16 anos
Lui constrói seu corpo de acordo com suas vontades e desejos. Gosta de brincar com o visual, com a rotina, com o sexo, com o gênero. Professor de circo, vive em um mundo mágico e está descobrindo as belezas de um amor leve e divertido, mas decepciona-se ao perceber que, no fundo, a pessoa amada não pode ver quem ele é. Não se trata de ser homem ou mulher. É preciso ser sensível para perceber que Lui simplesmente é uma pessoa livre para viver e amar da maneira que deseja.

Bolha
Direção: Mateus Alves
PE, 15 minutos, animação, 2018, livre
Produzido a partir de pinturas a óleo e acrílico do artista Daaniel Araújo, o curta apresenta um dia na vida de um jovem fora de sintonia com o mundo ao redor. Percebendo uma deformidade em seu corpo, ele procura uma saída.

A viagem de Ícaro
Direção: Kaco Olímpio e Larissa Fernandes
GO, 19 min, documentário, 2018, livre
Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho, a única alternativa é construir as próprias asas.

 

Programa 2
Duração: 83 minutos

Me balance suavemente, me balance agora
Direção: Gabriel Newton
GO, 18 min, ficção, 2018, 14 anos
Júlia conhece seu primeiro amor.

Simbiose
Direção: Júlia Morim
PE, 19:39, documentário, 2017, livre
Uma conversa com Maria dos Prazeres de Souza, parteira tradicional, cuja trajetória de saberes é uma “simbiose” entre o tradicional e o contemporâneo, entre o popular e o biomédico. Dona Prazeres transita entre mundos e realidades contrastantes e assim mantém sua constante incorporação e construção de saberes.

Onze minutos
Direção: Hilda Lopes Pontes
BA, 17:23, ficção, 2018, 14 anos
No Brasil, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada. Elisa precisa ir ao aeroporto e, no caminho, os obstáculos vividos por quem é mulher.

Noroeste
Direção: Lucas Ferreira Gesser
DF, 14 min, documentário, 2018, livre
No terreno onde, em 2011, iniciou-se a construção do Setor Noroeste, último setor habitacional a ser construído no Plano Piloto em Brasília, habitam diversos povos indígenas. Nos últimos sete anos, eles viram seu território sagrado ser cercado por prédios de luxo.

Vestido de Myriam
Direção: Lucas H. Rossi
RJ, 15 min, ficção, 2017, livre
Numa casa tranquila, um casal de idosos compartilha uma vida em silêncio.

 

Programa 3
Duração: 85 minutos

Tenha um ótimo dia
Direção: Willy Hajli
SP, 12:42, ficção, 2018, livre
Um homem é abordado por um misterioso vendedor que não está interessado em vender-lhe um produto e, em vez disso, negocia algo muito mais valioso: sua felicidade.

No fim de tudo
Direção: Victor Ciriaco
RN, 15 min, ficção, 2017, 10 anos
Longas tardes marcam o último estágio de um relacionamento. Como uma boneca, Josy cuida de sua mãe. Josy é um ser humano que se encontra entre as formas masculina e feminina. Josy não é um pronome masculino ou feminino. Josy é o que quer ser. Sua mãe, uma senhora debilitada por uma doença degenerativa, desenvolve um belo relacionamento com Josy durante seus últimos dias.

Eu preciso destas palavras escritas
Direção: Milena Manfredini e Raquel Fernandes
RJ, 19 min, documentário, 2017, livre
O passado de Arthur Bispo do Rosario é praticamente desconhecido. Sabe-se apenas que era negro, marinheiro e pugilista. Em 1938 foi internado na Colônia Juliano Moreira após um delírio místico. Diagnosticado com esquizofrenia paranoide, ele iniciou sua peregrinação em busca do divino e da catalogação do universo.

Nova Iorque
Direção: Leo Tabosa
PE, 24 min, ficção, 2017, 12 anos
Hermila e Leandro querem fugir. Hermila e Leandro querem ficar.

A sombra interior
Direção: Diego Tafarel
RS, 16:22, ficção, 2018, 18 anos
Filho da família patriarcal do interior descobre algo.

 

Programa 4
Duração: 78 minutos

Muro de vidro
Direção: Tomas Fleck
RS, 12 min, ficção, 2018, 14 anos
Um homem branco que mora em um bairro de luxo descobre que sua vizinha é uma mulher negra, o que o levou a apresentar argumentos superficiais para comprovar seu preconceito descarado.

As balas que não dei ao meu filho
Direção: Thiago Gomes
BA, 13:30, ficção, 2018, 14 anos
Ao chegar em casa do trabalho tarde da noite, o policial Jessé não encontra Martin, seu filho adolescente. Jessé recebe mensagens no grupo de WhatsApp da polícia relatando uma ocorrência na região onde mora sua família. A tensão cresce quando as fotos de crianças mortas aparecem durante a ação policial.

Super Estrela Prateada
Direção: Leonardo Branco
MG, 28 min, ficção, 2018, 12 anos
Um casal aficionado por fogos de artifício descobre o grande Super Estrela Prateada.

Asfixia
Direção: Lay Venancio e Rafael Sylos
SC, 25 min, ficção, 2017, livre
Jackson Antunes dá vida ao pescador Gervásio, um homem em conflito com suas próprias convicções

 

Programa 5
Duração: 85 minutos

Poente
Direção: Akira Kamiki
SP, 12 min, ficção, 2017, XX anos
Poente é um filme sensorial sobre a volta do prazer de viver.

A cidade das três meninas
Direção: Leandro Conde Lemes
DF, 20 min, documentário, 2017, livre
Elismar, vigilante e morador pioneiro da cidade de Samambaia, foi um dos acidentados durante o famoso incêndio na biblioteca do Parque Ecológico Três Meninas. Ao retornar à cidade depois de muitos anos, Samambaia não é mais a mesma. A transformação do espaço e do mundo ao redor vão lhe obrigar a criar formas urgentes de adaptação.

Campo Santo
Direção: Gustavo Seabra
BA, 11m, ficção, 2018, livre
Em busca de arquivos confidenciais, dois capangas perseguem uma rica senhora que visita o túmulo do filho no cemitério.

Um lugar ao Sul
Direção: Gianluca Cozza
RS, 12 min, documentário, 2018, livre
Dame, imigrante senegalês em Pelotas, conquista seu maior sonho: ser jogador profissional de futebol. Em uma viagem para defender seu novo clube, relembra os momentos difíceis que enfrentou: a saudade do Senegal, as dificuldades como ambulante, a ilegal viagem até o Brasil e a saudade de um amor que ficou para trás.

Desfragmento
Direção: Giuliana Herbele
RS, 15 min, ficção, 2017, livre
Clara é informada de que Rafael saiu do coma depois de cinco anos. Cada um deles enfrenta a situação de maneira diferente: Clara sempre séria e pessimista, e Rafael, despreocupado. A falta de comunicação entre eles gera mal-estar.

Novos Goianos
Direção: Isaac Brum
GO, 23 min, documentário, 2018, livre
No início dos anos 2000, o cantor goiano Diego de Moraes surgiu no cenário da música independente e conseguiu projeção nacional antes de sua banda acabar e ele sofrer um acidente. Dez anos depois, as bandas Carne Doce e Boogarins, inspiradas por ele, surgem e conquistam o país.

 

Programa 6
Duração: 77 minutos

O bastão e o rosário
Direção: Ana Luísa Cosse
MG, 12 min, documentário, 2017, livre
A transformação do espaço e do mundo à sua volta vão lhe obrigar a criar formas urgentes de adaptação.

Mauro
Direção: João Gabriel Caffarelli
DF, 18 min, ficção, 2018, livre
Um cinquentão resolve fazer um canal de YouTube para falar de cultura pop. No decorrer do tempo – apoiado pela esposa – ele acaba descobrindo outras formas de comunicação com seu público. O filme mostra a relação de um homem com o seu aparelho de celular. Uma relação intensa, com pessoas que não vemos. Mauro é uma narrativa simples, com uma aura de documentário, de uma história que poderia ter acontecido.

Eu sou Super-Homem
Direção: Rodrigo Batista
SP, 19:25, ficção, 2017, livre
Lucas, sete anos, negro, vai a uma festa de aniversário como Superman. Eric, mesma idade, branco, o aniversariante, teve a mesma ideia. Agora eles farão qualquer coisa para provar quem é o verdadeiro Homem de Aço.

A triste figura
Direção: Calebe Lopes
BA, 18 min, ficção, 2018, 12 anos
Maria é filha de um pastor evangélico cheio de segredos. Certa noite, pai e filha passam a ser perseguidos por uma estranha figura encapuzada.

Telentrega
Direção: Roberto Burd
RS, 10 min, ficção, 2017, 12 anos
Durante uma noite chuvosa, Elias espera por um transplante de coração que possa salvar a vida de seu filho.