Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF apresentam
Banco do Brasil apresenta e patrocina

10h
MOSTRA INFANTIL LOBINHO
Duração: 57 min

Fruits of clouds
Direção: Katerina Karhánková
República Tcheca, 10 min, animação, 2017, livre
A história de um peludo animalzinho, que fará uma grande descoberta ao superar o medo do desconhecido.

The cherry tree
Direção: Eva Dvořáková
República Tcheca, 5:30, animação, 2017, livre
A animação mostra o surgimento de uma imagem em uma parede, formando-se e criando vida sozinha. Um filme sobre a relação entre os personagens na imagem, que permanece frágil e pode ser afetada pelo mundo real.

The bird and the whale
Direção: Carol Freeman
Irlanda, 7 min, animação, 2018, livre
A história de uma jovem baleia lutando para encontrar sua voz. Depois de afastar-se demais de sua família para explorar um naufrágio, a baleia descobre que o único sobrevivente é um pássaro numa gaiola. Juntos, eles lutam para sobreviver perdidos no mar.

A natureza agradece
Direção: Ricardo de Podestá e Ana Maria Cordeiro
Brasil, 14:14, animação, 2018, livre
Esta é a história de Bernard. Ele mora em uma pequena fazenda cheia de diversidade ambiental: plantas, pássaros, árvores frutíferas e um rio cristalino. Em um lindo dia, toda a natureza é ameaçada por uma fábrica de produtos químicos. Se não fosse pelas ações do pai de Bernard, tudo estaria perdido.

The house
Direção: Veronika Zacharova
República Tcheca, 5:27, animação, 2016, livre
Em um mundo semelhante ao nosso, mas um pouco diferente, uma família muda-se de sua pequena casa no subúrbio. A casa, então, embarca em uma jornada para encontrar sua família de volta. Sua única pista é um cartão de visita vermelho e brilhante que a leva através da cidade para um bairro particularmente estranho, com casas elétricas. Será este o lugar onde ela encontrará seus donos?

Giant
Direção: Johana Bentz
Alemanha, 15:13, ficção, 2017, livre
A heroína da história é uma garota chamada Ola, que se torna amiga de um gigante. O curta é um filme fictício com elementos animados usando a técnica de rotoscopia.


15h
MOSTRA E POR FALAR EM SAUDADE
Duração: 63 minutos

Coxinha
Direção: Cristiano Sousa e Ivan Martins
GO, 12:30, ficção, 2017, 14 anos
As irmãs Almira e Piedade são campeãs de venda de coxinha na cidade – já que são baratas e muito saborosas! Tudo pode mudar com a chegada de um rapaz muito suspeito na lanchonete das doces senhorinhas.

An old lady stepped out for some bread and a pastry
Direção: Anastasiya Jakulina
Rússia, 3:38, animação, 2017, livre
Você nunca sabe como o dia termina. Uma simples saída para comprar pão e macarrão pode tornar-se uma grande aventura.

Ato san nen
Direção: Pedro Collantes
Espanha, 25:36, ficção, 2017, livre
Marisa é uma viúva que mora sozinha em uma pequena aldeia rural, com a única companhia de seu cachorro, Tico. Um dia, Marisa e Tico recebem a visita inesperada de Hiroshi, um cavalheiro japonês que diz ser amigo do filho de Marisa. Mesmo sem uma língua comum, Hiroshi e Marisa se esforçam para se comunicar.

Human
Direção: Hasan Ince
Turquia, 7:27, ficção, 2017, 12 anos
A consciência de uma criança pequena tenta ser a esperança para a casa de uma mulher idosa.

Gone with the rain
Direção: Siniša Ercegovac
Croácia, 14:11, animação, 2017, livre
A história de um homem e um gato. O filme é concebido como uma ode ao amor e à amizade e como contraponto aos valores sociais e padrões de vida de hoje.

17h

DEBATE Sala de Cinema e Produção
Duração: 30 minutos

MOSTRA RADAR – Programa 1
Duração: 74 minutos

Hahahahuhuhu…
Direção: Delano Vinci H. Agapito
Filipinas, ficção, 2017, 8:36, 14 anos
Piadas feitas por amigos de meia idade acabam tornando-se realidade.

Snowfall time
Direção: Cevahir Çokbilir
Turquia, 20 min, ficção, 2018, 12 anos
O marido de Hatcha, Suleiman, e seu filho, Mustafa, fugiram de casa em 12 de setembro de 1980, o dia em que o golpe militar turco aconteceu. No mesmo dia de manhã, surgem pragas de aves na aldeia, e Hatcha manda a filha, Elif, juntamente com as galinhas sobreviventes, para a aldeia vizinha. Hatcha fica em casa sozinha com sua filha, Özlem, doente na cama, e espera por Elif, Mustafa e Suleiman. O inverno está chegando para atingir a aldeia e a temporada de neve está por vir.

Dream speaking
Direção: Chen Hui
China, 18:45, ficção/ experimental, 2018, 12 anos
Depois de uma longa peregrinação, uma mulher exausta abriga-se em uma localidade escassamente povoada. Numa confissão, ela entra no fundo de sua memória, desenterrando-a, reformulando-a e questionando: quem ela realmente é?

Through
Direção: Wang Daotian
China, 9:21, ficção, 2018, 14 anos
Dois homens têm namoradas e não se conhecem. No entanto, um está tentando se aproximar do outro. Uma emoção além de amizade, irmandade ou mesmo sexo.

5’23 before the end of a world
Direção: Bhopal
França, 05:23, animação, 2018, 12 anos
Uma baleia foi parar na praia. É a última de sua espécie. Ainda respira e não pretende partir sem dizer “adeus”.

Mutterschaft
Direção: Flávio Rigamonti
Itália, 4:34, ficção, 2018, 18 anos
Uma mãe esforça-se para cumprir seu dever de cuidar do filho deficiente. Dividida entre sua responsabilidade e uma luta moral, até onde ela pode levar sua própria consciência quando o dever se torna envolto em vergonha?

The one I adore
Direção: Jason E. Seelmann
Canadá, 8:38, ficção, 2017, 16 anos
Uma história de amor perdido e as distâncias que alguns podem percorrer para recuperá-lo.

18h30
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 1
Duração: 73 minutos

Repulsa
Direção: Eduardo Morotó
PE, 20 min, ficção, 2017, 16 anos
Em uma cidade do interior do Brasil chamada Serra da Onça, membros de uma organização acreditam serem donos de mulheres, trabalhadores e terras adquiridas por meio de títulos de propriedade falsificados. Manuel Tenório, líder desses homens, decreta que a viúva Dona Iara suas filhas devem deixar a fazenda onde vivem. Ao se recusarem a sair, eles são vítimas de um massacre, do qual a única sobrevivente é a filha mais velha, Carolina, levada para uma casa grande onde dezenas de trabalhadores são submetidos a condições análogas à escravidão.

Lui
Direção: Denise Kelm
PR, 17 min, ficção, 2016, 16 anos
Lui constrói seu corpo de acordo com suas vontades e desejos. Gosta de brincar com o visual, com a rotina, com o sexo, com o gênero. Professor de circo, vive em um mundo mágico e está descobrindo as belezas de um amor leve e divertido, mas decepciona-se ao perceber que, no fundo, a pessoa amada não pode ver quem ele é. Não se trata de ser homem ou mulher. É preciso ser sensível para perceber que Lui simplesmente é uma pessoa livre para viver e amar da maneira que deseja.

Bolha
Direção: Mateus Alves
PE, 15 minutos, animação, 2018, livre
Produzido a partir de pinturas a óleo e acrílico do artista Daaniel Araújo, o curta apresenta um dia na vida de um jovem fora de sintonia com o mundo ao redor. Percebendo uma deformidade em seu corpo, ele procura uma saída.

A viagem de Ícaro
Direção: Kaco Olímpio e Larissa Fernandes
GO, 19 min, documentário, 2018, livre
Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho, a única alternativa é construir as próprias asas.

20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 2
Duração: 76 min

Fauve
Direção: Jeremy Comte
Canadá, 16 min, 2018, ficção, 14 anos
Em uma mina de superfície, dois meninos afundam-se em um jogo de poder aparentemente inocente com a Mãe Natureza como única observadora.

Irma
Direção: Alejo Schettini e German Tejeira
Uruguai, 5:40, animação, 2017, livre
Em uma cidade cercada pelo vento e pelo frio, Irma, uma costureira que mora em um prédio onde o aquecimento está quebrado, tomará a iniciativa de fazer algo por todos os vizinhos.

Poor people
Direção: Tatyana Astapova
Rússia, 15 min, ficção, 2017, 12 anos
Um jovem de uma família pobre morrerá em breve por causa de uma anomalia – um coração de diamante. Seus parentes começam a planejar como dividir a pedra após sua morte enquanto ele ainda está vivo.

Waste
Direção: Enrique Herman Aguilar Jansonius
México, 18:26, ficção, 2017, 14 anos
Depois de ser injustamente demitida de seu emprego, uma indígena maia terá que testar os limites de sua força de vontade para esconder sua gravidez e permanecer fiel à sua identidade enquanto trabalha no ambiente ameaçador e abusivo de uma oficina clandestina em Yucatán. Mas às vezes a crueldade mais sombria que ela terá que suportar é a discriminação e a negligência de seus colegas igualmente maltratados.

Spring ’57
Direção: Andrei Moraru
Moldávia, 6:16, documentário, 2018, livre
Quando o mundo ocidental celebra anualmente a Hora do Planeta, desligando a eletricidade durante uma hora, a família Casian já está desconectada há sete anos. Eles dormem com o Sol e acordam com ele. Em 2018, apenas a casa deles não está conectada à energia.

Hedieh
Direção: Sahar Sotoodeh
Irã, 15 min, ficção, 2018, 14 anos
Hedieh, uma garota de 14 anos, fugiu de um trabalho escolar. Uma de suas amigas é forçada a explicar a razão por trás disso.

21h30
DJ Donna