Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF apresentam
Banco do Brasil apresenta e patrocina

10h
MOSTRA INFANTOJUVENIL MEU PÉ DE LARANJA LIMA – Programa 1
Duração: 68 minutos

Eisnasen
Direção: Veronica L. Montaño e Joel Hofmann
Suíça, 8 min, animação, 2018, livre
Bo e Moco vivem em um mundo gelado. Moco culpa o gelo por seu nariz entupido e começa a derretê-lo com seu bico de Bunsen. Enquanto isso, Bo tenta consertar o dano com agulha e linha.

Wanda
Direção: Denise Hauser
Noruega, 13 min, animação, 2018, livre
A vida de Wanda é cheia de conflitos em casa e na escola, e ela escapa para seu próprio mundo imaginário. Mas à medida que os problemas crescem, a ajuda vem de um lugar inesperado para fazê-la confrontar a realidade.

Zara and the others: Gorilla brains for dinner
Direção: Nils Johan Lund e Bjørn Sortland
Dinamarca, 7:20, animação, 2017, livre
Nós não sabemos muito sobre Zara e os outros. Mas Zara e outros certamente sangram muito pelo nariz. E Zara e os outros certamente roubam panelas e crianças de outras pessoas. Além de tudo isso, Zara e os outros moram em uma caravana. E o que é realmente que Zara e os outros comem no jantar? Certamente algo bastante assustador.

A little light
Direção: Vladislav Bairamgulov
Rússia, 8 min, animação, 2017, livre
Inverno. O fogo se apaga na lareira. O menino pega sua lanterna e vai atrás de fogo para sua casa.

A luta
Direção: Bruno Bennec
RJ, 16:20, ficção, 2016, livre
Inspirado num fato real, conta a história do garoto Tininho, morador do pequeno distrito do Divisório, na Zona da Mata de Minas Gerais, e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra Max Schmeling, alemão símbolo da política racista de Hitler. A luta marcou uma das primeiras transmissões esportivas ao vivo do Rádio Nacional, na década de 1930, num momento de descobertas e novidades, o futuro começava a chegar um pouco mais rápido.

Wishful Whiskers
Direção: Pulkit Datta
EUA, ficção, 9:55, 2017, livre
Presa em um almoço entediante com seu pai, a pequena Ella de repente descobre o curioso caso de todos os bigodes.

 

15h
MOSTRA CINEMA, PRESENTE!
Duração: 121 minutos

Kibe Lanches
Direção: Alexandre Figueirôa
PE, 18:20, documentário, 2017, livre
Na década de 80, o restaurante Kibe Lanches, no bairro do Pina, no Recife, vendia pratos da cozinha árabe. Nas sextas à noite, transformava-se num alegre ponto de encontro, cuja principal atração eram as “Rolinhas do Barão”.

Cravo, lírio e rosa
Direção: Maju de Paiva
RJ, 20 min, documentário, 2018, livre
Após uma festa de Halloween, Cê, uma menina gordinha de oito anos, tropeça no cadáver de uma adolescente. A aparição do corpo muda drasticamente a vida de Cê e de sua irmã, Sara, de 15 anos, que descobre aos poucos sua sexualidade em meio a um mundo machista. A mais nova se comunica com os mortos como válvula de escape para a solidão e inadequação, enquanto a mais velha tem que lidar com o assédio e a vulnerabilidade de seu corpo.

Banana
Direção: Marvin Pereira
BA, 8 min, documentário, 2017, livre
Inspirado na introdução do livro “Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil”, do antropólogo Don Kulick, Banana narra um dos encontros que o sueco teve durante a realização da pesquisa de campo para a obra. O curta aborda a forma que uma travesti soteropolitana periférica encara as adversidades sociais e enquadra a resistente agressividade de se apresentar como seres desviantes ao mesmo tempo em que nos proporciona o olhar sereno de quem é ser humano.

O esquema
Direção: Caio Dornelas
GO/PE, 14 min, ficção, 2018, 12 anos
Um grande esquema nacional.

Bem-vindo de volta
Direção: Pedro Vasconcelos
RS, 15:40, ficção, 2018, livre
Felipe, 19 anos, acaba de terminar o namoro com Luiza. Ele busca lembrar-se da ex pelas redes sociais e acaba descobrindo mais do que gostaria sobre ela. A mãe de Felipe, uma mulher que vive sozinha na imensidão de sua própria casa, tenta buscar conforto com memórias e lembranças sobre o filho, pois mesmo conhecendo Felipe muito bem, ela jamais teria imaginado o que ele seria capaz de fazer.

A praga do cinema brasileiro
Direção: William Alves e Zefel Coff
DF, 26 min, ficção, 2018, livre
Com a pedra da 3ª força, Zé do Caixão retorna ao passado na virada do milênio, no dia 2/2/2000, com a função de reverter, com uma praga, o terror político instituído no Brasil pelo “capetal” e seus canalhas “capetalistas”, todos infiltrados nos setores estratégicos da política, da economia e, principalmente, da cultura.

1×1
Direção: Ramon Abreu
DF, 19 min, ficção, 2016, 16 anos
Charles é um garoto pobre e sozinho que vende doces no sinal. Um dia, é perseguido por policiais e acaba baleado, ficando entre a vida e a morte. No hospital, conhece Dr. Oswaldo, que cuida de sua recuperação. Charles volta para a favela onde vivia e lá é convencido por um amigo a fazer um sequestro relâmpago. Durante a execução do crime, uma reviravolta.

17h
MOSTRA RADAR – Programa 2
Duração: 62 minutos

Carlotta’s face
Direção: Valentin Riedl e Frédéric Schuld
Alemanha, 5 min, animação, 2018, livre
Quando criança, Carlotta não acreditava que as pessoas tivessem rostos. Ela ainda não reconhece seu próprio rosto. Anos depois, ela descobre um déficit raro e intratável em seu cérebro. No final das contas, foi a arte que lhe ofereceu um meio para finalmente se reconhecer.

9023
Direção: Sotiris Petridis e Tania Nanavraki
Grécia, ficção, 7:35, 2017, 14 anos
Em resposta à fome generalizada no país, o governo autoriza os cidadãos não-produtivos a serem comidos.

Salvation rain
Direção: Veysel Çelik
Turquia, 14 min, ficção, 2018, 12 anos
Em sua infância, Janya foi o único sobrevivente de um massacre em sua aldeia. Depois de 20 anos, ele volta a esta localidade e começa um processo psicológico de luto reprimido. Janya cria uma nova realidade, mas as tempestades lembram sua vida real. Ele vive agora em um fuso horário duplo.

All roads lead to Road (ST)
Direção: Simon Welch
França, 10 min, documentário, 2018, 14 anos
Um retrato cinematográfico de Maureen e Ian, os pais do diretor, é apresentado em paralelo à notória investigação do assassinato de uma criança no século 19, à qual eles são ligados por uma série de curiosas coincidências ao longo de suas vidas.

My quiet house
Direção: Han Jeong-Gil
Coreia do Sul, 15 min, ficção, 2018, 12 anos
So-dam visita seu emprego para receber o salário não pago. Ela rouba o dinheiro e foge. No entanto, sua casa está silenciosa e sua família não atende o telefone.

Everything
Direção: David OReilly
EUA, 10:41, animação, 2018, 10 anos
Uma experiência interativa de um simulador de realidade transformada em um curta-metragem com narração do brilhante filósofo britânico Alan Watts.

18h30
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 2
Duração: 83 minutos

Me balance suavemente, me balance agora
Direção: Gabriel Newton
GO, 18 min, ficção, 2018, 14 anos
Júlia conhece seu primeiro amor.

Simbiose
Direção: Júlia Morim
PE, 19:39, documentário, 2017, livre
Uma conversa com Maria dos Prazeres de Souza, parteira tradicional, cuja trajetória de saberes é uma “simbiose” entre o tradicional e o contemporâneo, entre o popular e o biomédico. Dona Prazeres transita entre mundos e realidades contrastantes e assim mantém sua constante incorporação e construção de saberes.

Onze minutos
Direção: Hilda Lopes Pontes
BA, 17:23, ficção, 2018, 14 anos
No Brasil, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada. Elisa precisa ir ao aeroporto e, no caminho, os obstáculos vividos por quem é mulher.

Noroeste
Direção: Lucas Ferreira Gesser
DF, 14 min, documentário, 2018, livre
No terreno onde, em 2011, iniciou-se a construção do Setor Noroeste, último setor habitacional a ser construído no Plano Piloto em Brasília, habitam diversos povos indígenas. Nos últimos sete anos, eles viram seu território sagrado ser cercado por prédios de luxo.

Vestido de Myriam
Direção: Lucas H. Rossi
RJ, 15 min, ficção, 2017, livre
Numa casa tranquila, um casal de idosos compartilha uma vida em silêncio.

20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS – Programa 3
Duração: 98 min

Hello, Rain
Direção: C.J. “Fiery” Obasi
Nigéria, 30 min, ficção, 2018, 12 anos
Três bruxas cientificas criam, através de uma combinação de magia juju e tecnologia, perucas mágicas que lhes conferem poderes sobrenaturais inéditos. Como tudo, o poder corrompe e líder das três, Rain, encontra-se em confronto com suas amigas e deve detê-las antes que elas destruam a nação inteira. Baseado em “Hello, Moto”, um conto de autoria de Nnedi Okorafor, vencedor dos prêmios World Fantasy, Nebula e Hugo.

A month
Direção: Zgjim Terziqi
Kosovo, 25 min, ficção, 2018, 12 anos
Ana é uma mulher de 40 anos, solteira e cega que vive com suas quatro irmãs: Gonja, Fatmirja, Ajshja e Valbona. O pacto entre elas diz que cada uma cuidará de Ana em suas respectivas casas por um mês ao ano. O governo paga uma assistência social no valor de 120 euro mensais aos deficientes e um membro da família fica responsável pelo dinheiro. Ana é de poucas palavras. Sua maior satisfação é ouvir música e brincar com os filhos de suas irmãs. Baseado em uma história real que aconteceu no Kosovo do pós-guerra.

Zenú
Direção: Claudio Marcotulli
Venezuela, 23 min, ficção, 2018, 12 anos
Musas misteriosas tomam conta da vida de um compositor perturbado.

Sunken plum
Direção: Xu Xiaoxi e Roberto F. Canuto
China/Espanha, 18 min, ficção, 2017, 18 anos
Uma mulher transgênero chinesa recebe a notícia da morte de sua mãe. Como o único “filho”, ela sente-se obrigada a retornar ao local de seu nascimento, nas montanhas, mesmo que tenha que esconder sua verdadeira identidade dos familiares e amigos.

21h30
DJ Pequi