Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF apresentam
Banco do Brasil apresenta e patrocina

10h
MOSTRA JUVENIL DE BOA NA LAGOA
Duração: 76 minutos

Iron hands
Direção: Johnson Cheng
China, 11 min, ficção, 2017, 10 anos
Quando uma garota de 12 anos se prepara para o teste final para a tradicional equipe olímpica chinesa de levantamento de peso, ela faz uma improvável conexão com o recluso zelador da academia.

Melodi
Direção: Michael Kam
Singapura, 11:43, ficção, 2017, 10 anos
Um menino desajeitado e solitário está apaixonado por sua nova vizinha, uma jovem cuidadora. À sua maneira, ele estende a mão para ela.

Fofa
Direção: Flora Pappalardo
Brasil, 14:30, ficção, 2018, 12 anos
Durante uma aula de educação física, Maria Clara, uma menina gorda de 16 anos, morre sem aparente motivo. Enquanto os alunos do colégio fabulam a respeito de sua morte, ela vaga sem ser vista. À noite, Maria Clara reaparece, ressignificando o espaço do colégio e seu próprio corpo, ocupando um ambiente, antes opressor, de outra forma.

Pulse
Direção: Sarah Forest, Cécile Floucat, Pauline Javelot, Juliette Gales, Thibaut Wambre e Kevin de Garidel
França, 6:38, animação, 2018, 10 anos
Jonas, um jovem sensível que vem de uma família de pescadores, descobre uma enorme baleia morta na praia, arpoada de todos os lados. Suas entranhas reviram-se diante do massacre, sentindo a dor que o animal passou. Ele é então dividido entre suas tradições e a empatia pela natureza.

Monsieur Henderson
Direção: Thomas Scohy
França, 14:35, ficção, 2018, 12 anos
Auguste Loiseau é um meticuloso embalsamador. Quando ele vai trabalhar no corpo do Sr. Henderson, acaba por conhecer a filha do falecido, uma garota muito estranha.

Cycle-cycle
Direção: Junichi Kanai
Japão, 18:19, ficção, 2017, 10 anos
Dois garotos do ensino médio, Junpei e Satoshi, iniciam uma viagem pelo Japão em uma bicicleta dupla. Logo eles discutem e seguem em frente separadamente. Junpei mantém sua própria viagem na bicicleta e dá carona para Mitsuru, que passa a pedalar com ele. Mitsuru está indo para a casa do avô, que não vê há anos. No entanto, quando chegam à casa, encontram um cadáver no quarto.

15h
MOSTRA ESPECIAL LOBO AZUL
Duração: 56 minutos

The cherry tree
Direção: Eva Dvořáková
República Tcheca, 5:30, animação, 2017, livre
A animação mostra o surgimento de uma imagem em uma parede, formando-se e criando vida sozinha. Um filme sobre a relação entre os personagens na imagem, que permanece frágil e pode ser afetada pelo mundo real.

The bird and the whale
Direção: Carol Freeman
Irlanda, 7 min, animação, 2018, livre
A história de uma jovem baleia lutando para encontrar sua voz. Depois de afastar-se demais de sua família para explorar um naufrágio, a baleia descobre que o único sobrevivente é um pássaro numa gaiola. Juntos, eles lutam para sobreviver perdidos no mar.

The theory of sunset
Direção: Roman Sokolov
Rússia, 08:48, animação, 2018, livre
À noite, um dedicado ciclista atravessa uma floresta glacial. O desafio: certificar-se de que outro dia tenha um novo e oportuno começo.

Giant
Direção: Johana Bentz
Alemanha, 15:13, ficção, 2017, livre
A heroína da história é uma garota chamada Ola, que se torna amiga de um gigante. O curta é um filme fictício com elementos animados usando a técnica de rotoscopia.

A natureza agradece
Direção: Ricardo de Podestá e Ana Maria Cordeiro
Brasil, 14:14, animação, 2018, livre
Esta é a história de Bernard. Ele mora em uma pequena fazenda cheia de diversidade ambiental: plantas, pássaros, árvores frutíferas e um rio cristalino. Em um lindo dia, toda a natureza é ameaçada por uma fábrica de produtos químicos. Se não fosse pelas ações do pai de Bernard, tudo estaria perdido.

The house
Direção: Veronika Zacharova
República Tcheca, 5:27, animação, 2016, livre
Em um mundo semelhante ao nosso, mas um pouco diferente, uma família muda-se de sua pequena casa no subúrbio. A casa, então, embarca em uma jornada para encontrar sua família de volta. Sua única pista é um cartão de visita vermelho e brilhante que a leva através da cidade para um bairro particularmente estranho, com casas elétricas. Será este o lugar onde ela encontrará seus donos?

17h
MOSTRA DO OUTRO LADO DO ESPELHO – Programa 1
Duração: 45 minutos

About our astronauts
Direção: Galina Golubeva
Rússia, 7:20, animação, 2018, livre
Três cosmonautas vão ao espaço. Esperam novas descobertas e jornadas. Uma história baseada em canções folclóricas sobre cosmonautas compostas por Maria Yakovenko (1982-1986).

Too tame!
Direção: Rebecca Bloecher
Alemanha, 6:41, animação, 2017, 12 anos
Sete protagonistas estão presos a seus clichês e a uma repetitiva rotina diária. Sua individualidade é apenas aparente, porque é muito fácil perder a autonomia – mesmo que eles joguem com a vida. Mas o show deve continuar e o dinheiro está em jogo. Aplausos!

The burden
Direção: Niki Lindroth von Bahr
Suécia, 14:10, animação, 2018, 12 anos
Um musical sombrio que se passa em um mercado ao lado de uma rodovia. Os funcionários lidam com o tédio e a angústia existencial realizando alegres cenas musicais.

Soul for sale
Direção: Anna Belenkiy, Shira Salimi e Romy Granot
Israel, 10:34, animação, 2018, 16 anos
Yuli é uma garota cujo mundo é o casulo sufocante que ela chama de lar. Dominada pela loucura da mãe, Yuli decide deixar sua casa através de um túnel na parede da sala de estar. No final do túnel ela conhece outro mundo totalmente diferente: o da indústria do sexo – desde o lado mais feio e escuro ao mais surpreendentemente reconfortante e terno.

Sára
Direção: Miriam Obršlíková
República Tcheca, 06:28, animação, 2017, 14 anos
Um homem-pássaro acorda ferido no meio do campo de batalha. Ele encontra refúgio em uma fábrica abandonada e é visto por Sára que, apesar de sua responsabilidade pessoal e civil em denunciá-lo, o mantém em sigilo. Este é o começo de um duelo invisível entre duas figuras, duas casas, dois mundos e, em particular, o próprio passado de Sára.

18h30
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 3
Duração: 85 minutos

Tenha um ótimo dia
Direção: Willy Hajli
SP, 12:42, ficção, 2018, livre
Um homem é abordado por um misterioso vendedor que não está interessado em vender-lhe um produto e, em vez disso, negocia algo muito mais valioso: sua felicidade.

No fim de tudo
Direção: Victor Ciriaco
RN, 15 min, ficção, 2017, 10 anos
Longas tardes marcam o último estágio de um relacionamento. Como uma boneca, Josy cuida de sua mãe. Josy é um ser humano que se encontra entre as formas masculina e feminina. Josy não é um pronome masculino ou feminino. Josy é o que quer ser. Sua mãe, uma senhora debilitada por uma doença degenerativa, desenvolve um belo relacionamento com Josy durante seus últimos dias.

Eu preciso destas palavras escritas
Direção: Milena Manfredini e Raquel Fernandes
RJ, 19 min, documentário, 2017, livre
O passado de Arthur Bispo do Rosario é praticamente desconhecido. Sabe-se apenas que era negro, marinheiro e pugilista. Em 1938 foi internado na Colônia Juliano Moreira após um delírio místico. Diagnosticado com esquizofrenia paranoide, ele iniciou sua peregrinação em busca do divino e da catalogação do universo.

Nova Iorque
Direção: Leo Tabosa
PE, 24 min, ficção, 2017, 12 anos
Hermila e Leandro querem fugir. Hermila e Leandro querem ficar.

A sombra interior
Direção: Diego Tafarel
RS, 16:22, ficção, 2018, 18 anos
Filho da família patriarcal do interior descobre algo.


20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 4
Duração: Tempo: 91 minutos

Weeping birds
Direção: Chan Teik Quan
Malásia, 20 min, ficção, 2018, 12 anos
A história de um casal de idosos que encara a velhice e a morte como uma piada. O marido procura ganhar dinheiro para se preparar para o funeral de sua esposa que está morrendo enquanto a esposa tenta superar o fato de que a morte está próxima e que a separação é iminente. Uma história inspirada nas experiências de vida da falecida avó e dos pais do diretor.

Blau
Direção: David Jansen
Alemanha, 15 min, animação, 2018, 10 anos
O oceano. A vastidão do mar. Uma baleia e seu filhote. Neste curta, a vida e a mitologia desses gigantes mamíferos marinhos são tecidas em uma história fantástica.

Bonobo
Direção: Zoel Aeschbacher
Suíça, 18 min, ficção, 2018, 12 anos
Quando o elevador quebra, os destinos de uma aposentada deficiente, uma mãe solteira e um jovem apaixonado por dança entrelaçam-se em um final explosivo no qual seus limites serão testados.

Bubbleman in Hitler vs Frankestein
Direção: Alban Gily e Julien Vray
França, 9 min, animação, 2017, 12 anos
Era uma vez na Índia, durante a ocupação nazista: a espiã Patty Dough quer matar Hitler e, para ajudá-la, chama o super-herói Bubbleman, que, por sua vez, pede a colaboração de um guerreiro das sombras, ninguém menos que o monstro de Frankenstein. Patty Dough, Bubbleman e Frankestein formam uma equipe com uma missão: matar Hitler.

Smoke through a spider web
Direção: Niranjan Raj Bhetwal
Nepal, 15 min, ficção, 2018, livre
O filme se passa numa remota vila do Nepal, onde a sociedade ainda é segregada por um sistema de castas e crenças. Sabitri, de uma casta inferior, é uma fabricante de fogões que, junto ao marido, viaja ao redor da aldeia para fazer um fogão. Mas as pessoas, com medo de a cozinha ficar impura pela entrada de pessoas de classe baixa, rejeitam Sabitri para construir um fogão dentro de seus lares.

Weekends
Direção: Trevor Jimenez
EUA, 15 min, animação, 2018, livre
A história de um menino que se desloca entre as casas de seus pais recém-divorciados. Sonhos surreais se misturam com as realidades domésticas de uma família desmembrada neste filme de animação ambientado na Toronto da década de 1980.

21h30
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTÍSSIMOS – Programa 1
Duração: 70 minutos

Fish
Direção: Saman Hosseinpuor
Irã, 4 min, ficção, 2016, 12 anos
Uma senhora idosa quer trocar a água do aquário, que escorrega de sua mão e cai no chão.

My little boys – The Lucky Cockroach
Direção: Jack Shih
Taiwan, 3:30, animação, 2018, 12 anos
Uma enorme barata entra em uma casa. A família parece entediada e a barata percebe o conflito entre velhos e jovens. O patriarca parece incapaz de decidir o que a família deve fazer com a barata. O filho mais novo, com sua teimosia, também percebe o problema. Ambos os lados insistem tanto em suas opiniões que a conversa se torna difícil.

We forgot about the children
Direção: Gilb Baldoza
Filipinas, 1:35, animação, 2017, 12 anos
A guerra é um ciclo geracional. E com este contínuo ciclo de sangue e ignorância, permitimos que as crianças sofram. Esta animação explora a atual situação das Filipinas e suas crianças, a partir de sua pregressa história sangrenta repetindo-se novamente.

Euthanasia Pines
Direção: Tara Gordon
EUA, 3:50, animação, 2018, 12 anos
Duas idosas brigam pelo mais novo morador da casa.

Touch
Direção: Rachel Anciaux e Laurence de Wilde
França, 2:19, animação, 2018, livre
Uma moça vai para casa cansada…

INCAA, Subsidies office
Direção: Ezequiel Stetie
Argentina, 3:15, ficção, 2017, 12 anos
Marcelo Tinelli é um produtor de cinema tentando obter uma concessão de filmagem e ele fará o que for preciso, mesmo que isso signifique ser um concorrente desagradável.

Whistle
Direção: Kiumars Mohammad Chenari
Irã, 4 min, ficção, 2017, 12 anos
Um pintor, que sofre efeitos colaterais físicos e psicológicos da guerra, tenta pintar um mundo pacífico para todas as crianças.

The Princess Ball
Direção: Julie Rembauville e Nicolas Bianco-Levrin
França, 2:40, animação, 2018, 12 anos
A fada Babette é finalmente convidada para o muito aguardado Baile da Princesa, mas o convite exige a companhia de um príncipe encantado ou cavaleiro. Babette corre para a floresta em busca de um sapo para ser transformado.

Sentō
Direção: Gal Sharir
Israel, 3 min, animação, 2018, 12 anos
Uma jornada em uma casa de banho pública, vista por uma jovem mulher. O que é intimidade? A intimidade pode ser alcançada quando há outras pessoas por perto? Somos todos estranhos? E como a água desempenha um papel nesse “relacionamento”?

To-let
Direção: Jeyachandra Hashmi
Índia, 2:40, ficção, 2017, 12 anos
Um curta-metragem sobre a situação de pessoas de diferentes tipos de vida, através dos quais uma discriminação duradoura é explicada.

A theft
Direção: Jeyachandra Hashmi
Índia, 1:47, ficção, 2017, 12 anos
Roubo é uma palavra muito poderosa. Perdemos um pouco de tudo ao nosso redor consciente e inconscientemente. Este curta-metragem trata de um desses roubos.

My body
Direção: Sandralee Zinzen e Nicolas Nivesse
França, 2 min, animação, 2018, 12 anos
Uma adolescente olha-se no espelho e não gosta do que vê: ela parece um monstro. Talvez ela devesse dar um passo atrás e perceber que não é tão monstruosa.

Curl
Direção: Chih Chieh Wu
Inglaterra, 3 min, ficção, 2018, 12 anos
Uma menina testemunha um incidente em um salão de cabeleireiro: ela deveria falar ou manter a paz?

Panic attack
Direção: Eileen O’Meara
EUA, 3 min, animação, 2018, 12 anos
Você conhece os pensamentos incômodos que começam com “deixei o café ligado?” ou “estou grávida de um bebê-demônio?” Esta animação desenhada à mão explora a ansiedade, a obsessão e a sensação escorregadia de uma mulher sobre a realidade.

Storm
Direção: Aditya Dawar
Índia, 2:30, documentário, 2018, 12 anos
Este filme retrata a realidade dos lutadores. Eles são menosprezados, em contraste à sua força e masculinidade, e estão presos como fantoches em um jogo e num ciclo de luta, cansaço e preparação para lutar novamente. A natureza sombria da luta é mostrada como frívola e insignificante.

Sleepless
Direção: Soudabeh Kamrani
Irã, 2:12, ficção, 2018, 12 anos
Uma mulher acorda todas as noites com o choro de uma criança.

Tight spot
Direção: Kevin Haefelin
EUA, 4 min, ficção, 2018, 12 anos
Engraxando os sapatos de um cliente, um engraxate descobre um segredo sombrio.

First love
Direção: Kang Shin Gyu
Coreia do Sul, 3:44, ficção, 2018, 12 anos
Um homem quer comprar preservativos em uma loja de conveniência. Lá, ele encontra um amor do passado.

Cousins of clouds
Direção: Romain Claris
França, 1 min, animação, 2017, 12 anos
Em qualquer aldeia rural da Ásia, os elefantes são considerados os primos das nuvens.

Nighttime
Direção: Stephanie Eugenia Brewster Ramírez
México, 3:40, ficção, 2018, 12 anos
Maria, uma criança de seis anos, experimenta o período noturno de uma maneira singular, uma percepção muito diferente do que os adultos veem, ainda que real.

Ego
Direção: Tian
China, 4 min, animação, 2018, 12 anos
Ocasionalmente eu refletia sobre meus sentimentos e considerava o trabalho no enredo como algo confuso, impetuoso e vazio. Juntamente com o protagonista do filme, eu estava procurando ego em meio a esse sentimento.

The wild goose let a feather fall
Direção: Erentia Bedeker
África do Sul, 3:38, animação, 2016, 12 anos
Uma tradução em inglês do filme de poesia “De berggans heeft e veer laten vallen” de Boerneef.

What It feels like
Direção: Steven Fraser
Inglaterra, 3 min, documentário/animação, 2018, 12 anos
Um documentário animado que investiga a audição da voz.

Hermits
Direção: Valerio Gori
Itália, 1:45, animação, 2010, 12 anos
Uma animação inspirada em uma piada.

Spelliasmous
Direção: Ben Garfield
Cuba, 4 min, ficção, 2017, 12 anos
“Estou prestes a te mostrar o verdadeiro Harry Potter. Estilo cubano!” Os melhores amigos Keyler, Michael e Yanjaira transformam a sonolenta cidade cubana de San Antonio de los Baños no mundo mágico de Harry Potter.

22h30
Banda O Tarot