Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF apresentam
Banco do Brasil apresenta e patrocina
27 de novembro (terça-feira)

27 de novembro (terça-feira)

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 1
Duração: 76 minutos

All these creatures
Direção: Charles Williams
Austrália, 13 min, ficção, 2018, 12 anos
Um adolescente tenta desvendar suas lembranças a respeito de uma infestação misteriosa, desvencilhar-se de seu pai e das pequenas criaturas dentro de todos nós.

A man falls from the sky
Direção: Kurt Platvoet e Jan Verdijk
Holanda, 8:45, ficção, 2017, 12 anos
Ton e Ineke Korrel desfrutam sua sopa da tarde quando um homem cai do céu. Enquanto Ton vê ameaça no espécime caído, Ineke quer ajudá-lo. O casal logo descobrirá quem é a sua cara metade. Com sorte, antes que seja tarde demais.

2nd class
Direção: Jimmy Olsson
Suécia, 13:45, ficção, 2018, 12 anos
Charlotte tem um novo trabalho como professora do Ensino Médio. Certa noite, ela é atacada por um nazista e fica gravemente ferida. Quando volta às aulas, descobre que um de seus alunos é filho do nazista.

Retouch
Direção: Kaveh Mazaheri
Irã, 19:37, ficção, 2018, 14 anos
No canto da casa, o marido de Maryam pratica levantamento de peso. De repente, o peso cai em sua garganta e o coloca entre a vida e a morte. Maryam tenta salvá-lo, mas decide parar de ajudar e assistir a morte do marido. Durante o dia, ela finge que seu marido desapareceu e não tem notícias dele.

Old goat
Direção: Georgiy Boldugerov
Rússia, 10 min, ficção, 2018, 12 anos
O quintal de uma habitação comum serve de esconderijo para um velho homem. Mas os inquilinos não se incomodam, por algum motivo eles perdoam o velho. E há uma explicação para isso.

O evangelho segundo Tauba e Primal
Direção: Márcia Deretti e Márcio Júnior
Brasil, 11:35, animação, 2018, 14 anos
Revoltado com a violência do lugar onde vive, Tauba cria sua cidade ideal, uma cidade-fortaleza-robô. Movido pela inveja, Primal desenvolve sua própria versão de cidade-robô.

21h30
BANDA ENGRENAGEM

28 de novembro (quarta-feira)

28 de novembro (quarta-feira)

10h
MOSTRA INFANTIL LOBINHO
Duração: 57 min

Fruits of clouds
Direção: Katerina Karhánková
República Tcheca, 10 min, animação, 2017, livre
A história de um peludo animalzinho, que fará uma grande descoberta ao superar o medo do desconhecido.

The cherry tree
Direção: Eva Dvořáková
República Tcheca, 5:30, animação, 2017, livre
A animação mostra o surgimento de uma imagem em uma parede, formando-se e criando vida sozinha. Um filme sobre a relação entre os personagens na imagem, que permanece frágil e pode ser afetada pelo mundo real.

The bird and the whale
Direção: Carol Freeman
Irlanda, 7 min, animação, 2018, livre
A história de uma jovem baleia lutando para encontrar sua voz. Depois de afastar-se demais de sua família para explorar um naufrágio, a baleia descobre que o único sobrevivente é um pássaro numa gaiola. Juntos, eles lutam para sobreviver perdidos no mar.

A natureza agradece
Direção: Ricardo de Podestá e Ana Maria Cordeiro
Brasil, 14:14, animação, 2018, livre
Esta é a história de Bernard. Ele mora em uma pequena fazenda cheia de diversidade ambiental: plantas, pássaros, árvores frutíferas e um rio cristalino. Em um lindo dia, toda a natureza é ameaçada por uma fábrica de produtos químicos. Se não fosse pelas ações do pai de Bernard, tudo estaria perdido.

The house
Direção: Veronika Zacharova
República Tcheca, 5:27, animação, 2016, livre
Em um mundo semelhante ao nosso, mas um pouco diferente, uma família muda-se de sua pequena casa no subúrbio. A casa, então, embarca em uma jornada para encontrar sua família de volta. Sua única pista é um cartão de visita vermelho e brilhante que a leva através da cidade para um bairro particularmente estranho, com casas elétricas. Será este o lugar onde ela encontrará seus donos?

Giant
Direção: Johana Bentz
Alemanha, 15:13, ficção, 2017, livre
A heroína da história é uma garota chamada Ola, que se torna amiga de um gigante. O curta é um filme fictício com elementos animados usando a técnica de rotoscopia.


15h
MOSTRA E POR FALAR EM SAUDADE
Duração: 63 minutos

Coxinha
Direção: Cristiano Sousa e Ivan Martins
GO, 12:30, ficção, 2017, 14 anos
As irmãs Almira e Piedade são campeãs de venda de coxinha na cidade – já que são baratas e muito saborosas! Tudo pode mudar com a chegada de um rapaz muito suspeito na lanchonete das doces senhorinhas.

An old lady stepped out for some bread and a pastry
Direção: Anastasiya Jakulina
Rússia, 3:38, animação, 2017, livre
Você nunca sabe como o dia termina. Uma simples saída para comprar pão e macarrão pode tornar-se uma grande aventura.

Ato san nen
Direção: Pedro Collantes
Espanha, 25:36, ficção, 2017, livre
Marisa é uma viúva que mora sozinha em uma pequena aldeia rural, com a única companhia de seu cachorro, Tico. Um dia, Marisa e Tico recebem a visita inesperada de Hiroshi, um cavalheiro japonês que diz ser amigo do filho de Marisa. Mesmo sem uma língua comum, Hiroshi e Marisa se esforçam para se comunicar.

Human
Direção: Hasan Ince
Turquia, 7:27, ficção, 2017, 12 anos
A consciência de uma criança pequena tenta ser a esperança para a casa de uma mulher idosa.

Gone with the rain
Direção: Siniša Ercegovac
Croácia, 14:11, animação, 2017, livre
A história de um homem e um gato. O filme é concebido como uma ode ao amor e à amizade e como contraponto aos valores sociais e padrões de vida de hoje.

17h

DEBATE Sala de Cinema e Produção
Duração: 30 minutos

MOSTRA RADAR – Programa 1
Duração: 74 minutos

Hahahahuhuhu...
Direção: Delano Vinci H. Agapito
Filipinas, ficção, 2017, 8:36, 14 anos
Piadas feitas por amigos de meia idade acabam tornando-se realidade.

Snowfall time
Direção: Cevahir Çokbilir
Turquia, 20 min, ficção, 2018, 12 anos
O marido de Hatcha, Suleiman, e seu filho, Mustafa, fugiram de casa em 12 de setembro de 1980, o dia em que o golpe militar turco aconteceu. No mesmo dia de manhã, surgem pragas de aves na aldeia, e Hatcha manda a filha, Elif, juntamente com as galinhas sobreviventes, para a aldeia vizinha. Hatcha fica em casa sozinha com sua filha, Özlem, doente na cama, e espera por Elif, Mustafa e Suleiman. O inverno está chegando para atingir a aldeia e a temporada de neve está por vir.

Dream speaking
Direção: Chen Hui
China, 18:45, ficção/ experimental, 2018, 12 anos
Depois de uma longa peregrinação, uma mulher exausta abriga-se em uma localidade escassamente povoada. Numa confissão, ela entra no fundo de sua memória, desenterrando-a, reformulando-a e questionando: quem ela realmente é?

Through
Direção: Wang Daotian
China, 9:21, ficção, 2018, 14 anos
Dois homens têm namoradas e não se conhecem. No entanto, um está tentando se aproximar do outro. Uma emoção além de amizade, irmandade ou mesmo sexo.

5'23 before the end of a world
Direção: Bhopal
França, 05:23, animação, 2018, 12 anos
Uma baleia foi parar na praia. É a última de sua espécie. Ainda respira e não pretende partir sem dizer "adeus".

Mutterschaft
Direção: Flávio Rigamonti
Itália, 4:34, ficção, 2018, 18 anos
Uma mãe esforça-se para cumprir seu dever de cuidar do filho deficiente. Dividida entre sua responsabilidade e uma luta moral, até onde ela pode levar sua própria consciência quando o dever se torna envolto em vergonha?

The one I adore
Direção: Jason E. Seelmann
Canadá, 8:38, ficção, 2017, 16 anos
Uma história de amor perdido e as distâncias que alguns podem percorrer para recuperá-lo.

18h30
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 1
Duração: 73 minutos

Repulsa
Direção: Eduardo Morotó
PE, 20 min, ficção, 2017, 16 anos
Em uma cidade do interior do Brasil chamada Serra da Onça, membros de uma organização acreditam serem donos de mulheres, trabalhadores e terras adquiridas por meio de títulos de propriedade falsificados. Manuel Tenório, líder desses homens, decreta que a viúva Dona Iara suas filhas devem deixar a fazenda onde vivem. Ao se recusarem a sair, eles são vítimas de um massacre, do qual a única sobrevivente é a filha mais velha, Carolina, levada para uma casa grande onde dezenas de trabalhadores são submetidos a condições análogas à escravidão.

Lui
Direção: Denise Kelm
PR, 17 min, ficção, 2016, 16 anos
Lui constrói seu corpo de acordo com suas vontades e desejos. Gosta de brincar com o visual, com a rotina, com o sexo, com o gênero. Professor de circo, vive em um mundo mágico e está descobrindo as belezas de um amor leve e divertido, mas decepciona-se ao perceber que, no fundo, a pessoa amada não pode ver quem ele é. Não se trata de ser homem ou mulher. É preciso ser sensível para perceber que Lui simplesmente é uma pessoa livre para viver e amar da maneira que deseja.

Bolha
Direção: Mateus Alves
PE, 15 minutos, animação, 2018, livre
Produzido a partir de pinturas a óleo e acrílico do artista Daaniel Araújo, o curta apresenta um dia na vida de um jovem fora de sintonia com o mundo ao redor. Percebendo uma deformidade em seu corpo, ele procura uma saída.

A viagem de Ícaro
Direção: Kaco Olímpio e Larissa Fernandes
GO, 19 min, documentário, 2018, livre
Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho, a única alternativa é construir as próprias asas.

20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 2
Duração: 76 min

Fauve
Direção: Jeremy Comte
Canadá, 16 min, 2018, ficção, 14 anos
Em uma mina de superfície, dois meninos afundam-se em um jogo de poder aparentemente inocente com a Mãe Natureza como única observadora.

Irma
Direção: Alejo Schettini e German Tejeira
Uruguai, 5:40, animação, 2017, livre
Em uma cidade cercada pelo vento e pelo frio, Irma, uma costureira que mora em um prédio onde o aquecimento está quebrado, tomará a iniciativa de fazer algo por todos os vizinhos.

Poor people
Direção: Tatyana Astapova
Rússia, 15 min, ficção, 2017, 12 anos
Um jovem de uma família pobre morrerá em breve por causa de uma anomalia – um coração de diamante. Seus parentes começam a planejar como dividir a pedra após sua morte enquanto ele ainda está vivo.

Waste
Direção: Enrique Herman Aguilar Jansonius
México, 18:26, ficção, 2017, 14 anos
Depois de ser injustamente demitida de seu emprego, uma indígena maia terá que testar os limites de sua força de vontade para esconder sua gravidez e permanecer fiel à sua identidade enquanto trabalha no ambiente ameaçador e abusivo de uma oficina clandestina em Yucatán. Mas às vezes a crueldade mais sombria que ela terá que suportar é a discriminação e a negligência de seus colegas igualmente maltratados.

Spring '57
Direção: Andrei Moraru
Moldávia, 6:16, documentário, 2018, livre
Quando o mundo ocidental celebra anualmente a Hora do Planeta, desligando a eletricidade durante uma hora, a família Casian já está desconectada há sete anos. Eles dormem com o Sol e acordam com ele. Em 2018, apenas a casa deles não está conectada à energia.

Hedieh
Direção: Sahar Sotoodeh
Irã, 15 min, ficção, 2018, 14 anos
Hedieh, uma garota de 14 anos, fugiu de um trabalho escolar. Uma de suas amigas é forçada a explicar a razão por trás disso.

21h30
DJ Donna

29 de novembro (quinta-feira)

29 de novembro (quinta-feira)

10h
MOSTRA INFANTOJUVENIL MEU PÉ DE LARANJA LIMA – Programa 1
Duração: 68 minutos

Eisnasen
Direção: Veronica L. Montaño e Joel Hofmann
Suíça, 8 min, animação, 2018, livre
Bo e Moco vivem em um mundo gelado. Moco culpa o gelo por seu nariz entupido e começa a derretê-lo com seu bico de Bunsen. Enquanto isso, Bo tenta consertar o dano com agulha e linha.

Wanda
Direção: Denise Hauser
Noruega, 13 min, animação, 2018, livre
A vida de Wanda é cheia de conflitos em casa e na escola, e ela escapa para seu próprio mundo imaginário. Mas à medida que os problemas crescem, a ajuda vem de um lugar inesperado para fazê-la confrontar a realidade.

Zara and the others: Gorilla brains for dinner
Direção: Nils Johan Lund e Bjørn Sortland
Dinamarca, 7:20, animação, 2017, livre
Nós não sabemos muito sobre Zara e os outros. Mas Zara e outros certamente sangram muito pelo nariz. E Zara e os outros certamente roubam panelas e crianças de outras pessoas. Além de tudo isso, Zara e os outros moram em uma caravana. E o que é realmente que Zara e os outros comem no jantar? Certamente algo bastante assustador.

A little light
Direção: Vladislav Bairamgulov
Rússia, 8 min, animação, 2017, livre
Inverno. O fogo se apaga na lareira. O menino pega sua lanterna e vai atrás de fogo para sua casa.

A luta
Direção: Bruno Bennec
RJ, 16:20, ficção, 2016, livre
Inspirado num fato real, conta a história do garoto Tininho, morador do pequeno distrito do Divisório, na Zona da Mata de Minas Gerais, e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra Max Schmeling, alemão símbolo da política racista de Hitler. A luta marcou uma das primeiras transmissões esportivas ao vivo do Rádio Nacional, na década de 1930, num momento de descobertas e novidades, o futuro começava a chegar um pouco mais rápido.

Wishful Whiskers
Direção: Pulkit Datta
EUA, ficção, 9:55, 2017, livre
Presa em um almoço entediante com seu pai, a pequena Ella de repente descobre o curioso caso de todos os bigodes.

 

15h
MOSTRA CINEMA, PRESENTE!
Duração: 121 minutos

Kibe Lanches
Direção: Alexandre Figueirôa
PE, 18:20, documentário, 2017, livre
Na década de 80, o restaurante Kibe Lanches, no bairro do Pina, no Recife, vendia pratos da cozinha árabe. Nas sextas à noite, transformava-se num alegre ponto de encontro, cuja principal atração eram as “Rolinhas do Barão”.

Cravo, lírio e rosa
Direção: Maju de Paiva
RJ, 20 min, documentário, 2018, livre
Após uma festa de Halloween, Cê, uma menina gordinha de oito anos, tropeça no cadáver de uma adolescente. A aparição do corpo muda drasticamente a vida de Cê e de sua irmã, Sara, de 15 anos, que descobre aos poucos sua sexualidade em meio a um mundo machista. A mais nova se comunica com os mortos como válvula de escape para a solidão e inadequação, enquanto a mais velha tem que lidar com o assédio e a vulnerabilidade de seu corpo.

Banana
Direção: Marvin Pereira
BA, 8 min, documentário, 2017, livre
Inspirado na introdução do livro “Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil”, do antropólogo Don Kulick, Banana narra um dos encontros que o sueco teve durante a realização da pesquisa de campo para a obra. O curta aborda a forma que uma travesti soteropolitana periférica encara as adversidades sociais e enquadra a resistente agressividade de se apresentar como seres desviantes ao mesmo tempo em que nos proporciona o olhar sereno de quem é ser humano.

O esquema
Direção: Caio Dornelas
GO/PE, 14 min, ficção, 2018, 12 anos
Um grande esquema nacional.

Bem-vindo de volta
Direção: Pedro Vasconcelos
RS, 15:40, ficção, 2018, livre
Felipe, 19 anos, acaba de terminar o namoro com Luiza. Ele busca lembrar-se da ex pelas redes sociais e acaba descobrindo mais do que gostaria sobre ela. A mãe de Felipe, uma mulher que vive sozinha na imensidão de sua própria casa, tenta buscar conforto com memórias e lembranças sobre o filho, pois mesmo conhecendo Felipe muito bem, ela jamais teria imaginado o que ele seria capaz de fazer.

A praga do cinema brasileiro
Direção: William Alves e Zefel Coff
DF, 26 min, ficção, 2018, livre
Com a pedra da 3ª força, Zé do Caixão retorna ao passado na virada do milênio, no dia 2/2/2000, com a função de reverter, com uma praga, o terror político instituído no Brasil pelo “capetal” e seus canalhas “capetalistas”, todos infiltrados nos setores estratégicos da política, da economia e, principalmente, da cultura.

1×1
Direção: Ramon Abreu
DF, 19 min, ficção, 2016, 16 anos
Charles é um garoto pobre e sozinho que vende doces no sinal. Um dia, é perseguido por policiais e acaba baleado, ficando entre a vida e a morte. No hospital, conhece Dr. Oswaldo, que cuida de sua recuperação. Charles volta para a favela onde vivia e lá é convencido por um amigo a fazer um sequestro relâmpago. Durante a execução do crime, uma reviravolta.

17h
MOSTRA RADAR – Programa 2
Duração: 62 minutos

Carlotta’s face
Direção: Valentin Riedl e Frédéric Schuld
Alemanha, 5 min, animação, 2018, livre
Quando criança, Carlotta não acreditava que as pessoas tivessem rostos. Ela ainda não reconhece seu próprio rosto. Anos depois, ela descobre um déficit raro e intratável em seu cérebro. No final das contas, foi a arte que lhe ofereceu um meio para finalmente se reconhecer.

9023
Direção: Sotiris Petridis e Tania Nanavraki
Grécia, ficção, 7:35, 2017, 14 anos
Em resposta à fome generalizada no país, o governo autoriza os cidadãos não-produtivos a serem comidos.

Salvation rain
Direção: Veysel Çelik
Turquia, 14 min, ficção, 2018, 12 anos
Em sua infância, Janya foi o único sobrevivente de um massacre em sua aldeia. Depois de 20 anos, ele volta a esta localidade e começa um processo psicológico de luto reprimido. Janya cria uma nova realidade, mas as tempestades lembram sua vida real. Ele vive agora em um fuso horário duplo.

All roads lead to Road (ST)
Direção: Simon Welch
França, 10 min, documentário, 2018, 14 anos
Um retrato cinematográfico de Maureen e Ian, os pais do diretor, é apresentado em paralelo à notória investigação do assassinato de uma criança no século 19, à qual eles são ligados por uma série de curiosas coincidências ao longo de suas vidas.

My quiet house
Direção: Han Jeong-Gil
Coreia do Sul, 15 min, ficção, 2018, 12 anos
So-dam visita seu emprego para receber o salário não pago. Ela rouba o dinheiro e foge. No entanto, sua casa está silenciosa e sua família não atende o telefone.

Everything
Direção: David OReilly
EUA, 10:41, animação, 2018, 10 anos
Uma experiência interativa de um simulador de realidade transformada em um curta-metragem com narração do brilhante filósofo britânico Alan Watts.

18h30
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 2
Duração: 83 minutos

Me balance suavemente, me balance agora
Direção: Gabriel Newton
GO, 18 min, ficção, 2018, 14 anos
Júlia conhece seu primeiro amor.

Simbiose
Direção: Júlia Morim
PE, 19:39, documentário, 2017, livre
Uma conversa com Maria dos Prazeres de Souza, parteira tradicional, cuja trajetória de saberes é uma “simbiose” entre o tradicional e o contemporâneo, entre o popular e o biomédico. Dona Prazeres transita entre mundos e realidades contrastantes e assim mantém sua constante incorporação e construção de saberes.

Onze minutos
Direção: Hilda Lopes Pontes
BA, 17:23, ficção, 2018, 14 anos
No Brasil, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada. Elisa precisa ir ao aeroporto e, no caminho, os obstáculos vividos por quem é mulher.

Noroeste
Direção: Lucas Ferreira Gesser
DF, 14 min, documentário, 2018, livre
No terreno onde, em 2011, iniciou-se a construção do Setor Noroeste, último setor habitacional a ser construído no Plano Piloto em Brasília, habitam diversos povos indígenas. Nos últimos sete anos, eles viram seu território sagrado ser cercado por prédios de luxo.

Vestido de Myriam
Direção: Lucas H. Rossi
RJ, 15 min, ficção, 2017, livre
Numa casa tranquila, um casal de idosos compartilha uma vida em silêncio.

20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS – Programa 3
Duração: 98 min

Hello, Rain
Direção: C.J. "Fiery" Obasi
Nigéria, 30 min, ficção, 2018, 12 anos
Três bruxas cientificas criam, através de uma combinação de magia juju e tecnologia, perucas mágicas que lhes conferem poderes sobrenaturais inéditos. Como tudo, o poder corrompe e líder das três, Rain, encontra-se em confronto com suas amigas e deve detê-las antes que elas destruam a nação inteira. Baseado em “Hello, Moto”, um conto de autoria de Nnedi Okorafor, vencedor dos prêmios World Fantasy, Nebula e Hugo.

A month
Direção: Zgjim Terziqi
Kosovo, 25 min, ficção, 2018, 12 anos
Ana é uma mulher de 40 anos, solteira e cega que vive com suas quatro irmãs: Gonja, Fatmirja, Ajshja e Valbona. O pacto entre elas diz que cada uma cuidará de Ana em suas respectivas casas por um mês ao ano. O governo paga uma assistência social no valor de 120 euro mensais aos deficientes e um membro da família fica responsável pelo dinheiro. Ana é de poucas palavras. Sua maior satisfação é ouvir música e brincar com os filhos de suas irmãs. Baseado em uma história real que aconteceu no Kosovo do pós-guerra.

Zenú
Direção: Claudio Marcotulli
Venezuela, 23 min, ficção, 2018, 12 anos
Musas misteriosas tomam conta da vida de um compositor perturbado.

Sunken plum
Direção: Xu Xiaoxi e Roberto F. Canuto
China/Espanha, 18 min, ficção, 2017, 18 anos
Uma mulher transgênero chinesa recebe a notícia da morte de sua mãe. Como o único “filho”, ela sente-se obrigada a retornar ao local de seu nascimento, nas montanhas, mesmo que tenha que esconder sua verdadeira identidade dos familiares e amigos.

21h30
DJ Pequi

30 de novembro (sexta-feira)

30 de novembro (sexta-feira)

10h
MOSTRA JUVENIL DE BOA NA LAGOA
Duração: 76 minutos

Iron hands
Direção: Johnson Cheng
China, 11 min, ficção, 2017, 10 anos
Quando uma garota de 12 anos se prepara para o teste final para a tradicional equipe olímpica chinesa de levantamento de peso, ela faz uma improvável conexão com o recluso zelador da academia.

Melodi
Direção: Michael Kam
Singapura, 11:43, ficção, 2017, 10 anos
Um menino desajeitado e solitário está apaixonado por sua nova vizinha, uma jovem cuidadora. À sua maneira, ele estende a mão para ela.

Fofa
Direção: Flora Pappalardo
Brasil, 14:30, ficção, 2018, 12 anos
Durante uma aula de educação física, Maria Clara, uma menina gorda de 16 anos, morre sem aparente motivo. Enquanto os alunos do colégio fabulam a respeito de sua morte, ela vaga sem ser vista. À noite, Maria Clara reaparece, ressignificando o espaço do colégio e seu próprio corpo, ocupando um ambiente, antes opressor, de outra forma.

Pulse
Direção: Sarah Forest, Cécile Floucat, Pauline Javelot, Juliette Gales, Thibaut Wambre e Kevin de Garidel
França, 6:38, animação, 2018, 10 anos
Jonas, um jovem sensível que vem de uma família de pescadores, descobre uma enorme baleia morta na praia, arpoada de todos os lados. Suas entranhas reviram-se diante do massacre, sentindo a dor que o animal passou. Ele é então dividido entre suas tradições e a empatia pela natureza.

Monsieur Henderson
Direção: Thomas Scohy
França, 14:35, ficção, 2018, 12 anos
Auguste Loiseau é um meticuloso embalsamador. Quando ele vai trabalhar no corpo do Sr. Henderson, acaba por conhecer a filha do falecido, uma garota muito estranha.

Cycle-cycle
Direção: Junichi Kanai
Japão, 18:19, ficção, 2017, 10 anos
Dois garotos do ensino médio, Junpei e Satoshi, iniciam uma viagem pelo Japão em uma bicicleta dupla. Logo eles discutem e seguem em frente separadamente. Junpei mantém sua própria viagem na bicicleta e dá carona para Mitsuru, que passa a pedalar com ele. Mitsuru está indo para a casa do avô, que não vê há anos. No entanto, quando chegam à casa, encontram um cadáver no quarto.

15h
MOSTRA ESPECIAL LOBO AZUL
Duração: 56 minutos

The cherry tree
Direção: Eva Dvořáková
República Tcheca, 5:30, animação, 2017, livre
A animação mostra o surgimento de uma imagem em uma parede, formando-se e criando vida sozinha. Um filme sobre a relação entre os personagens na imagem, que permanece frágil e pode ser afetada pelo mundo real.

The bird and the whale
Direção: Carol Freeman
Irlanda, 7 min, animação, 2018, livre
A história de uma jovem baleia lutando para encontrar sua voz. Depois de afastar-se demais de sua família para explorar um naufrágio, a baleia descobre que o único sobrevivente é um pássaro numa gaiola. Juntos, eles lutam para sobreviver perdidos no mar.

The theory of sunset
Direção: Roman Sokolov
Rússia, 08:48, animação, 2018, livre
À noite, um dedicado ciclista atravessa uma floresta glacial. O desafio: certificar-se de que outro dia tenha um novo e oportuno começo.

Giant
Direção: Johana Bentz
Alemanha, 15:13, ficção, 2017, livre
A heroína da história é uma garota chamada Ola, que se torna amiga de um gigante. O curta é um filme fictício com elementos animados usando a técnica de rotoscopia.

A natureza agradece
Direção: Ricardo de Podestá e Ana Maria Cordeiro
Brasil, 14:14, animação, 2018, livre
Esta é a história de Bernard. Ele mora em uma pequena fazenda cheia de diversidade ambiental: plantas, pássaros, árvores frutíferas e um rio cristalino. Em um lindo dia, toda a natureza é ameaçada por uma fábrica de produtos químicos. Se não fosse pelas ações do pai de Bernard, tudo estaria perdido.

The house
Direção: Veronika Zacharova
República Tcheca, 5:27, animação, 2016, livre
Em um mundo semelhante ao nosso, mas um pouco diferente, uma família muda-se de sua pequena casa no subúrbio. A casa, então, embarca em uma jornada para encontrar sua família de volta. Sua única pista é um cartão de visita vermelho e brilhante que a leva através da cidade para um bairro particularmente estranho, com casas elétricas. Será este o lugar onde ela encontrará seus donos?

17h
MOSTRA DO OUTRO LADO DO ESPELHO - Programa 1
Duração: 45 minutos

About our astronauts
Direção: Galina Golubeva
Rússia, 7:20, animação, 2018, livre
Três cosmonautas vão ao espaço. Esperam novas descobertas e jornadas. Uma história baseada em canções folclóricas sobre cosmonautas compostas por Maria Yakovenko (1982-1986).

Too tame!
Direção: Rebecca Bloecher
Alemanha, 6:41, animação, 2017, 12 anos
Sete protagonistas estão presos a seus clichês e a uma repetitiva rotina diária. Sua individualidade é apenas aparente, porque é muito fácil perder a autonomia – mesmo que eles joguem com a vida. Mas o show deve continuar e o dinheiro está em jogo. Aplausos!

The burden
Direção: Niki Lindroth von Bahr
Suécia, 14:10, animação, 2018, 12 anos
Um musical sombrio que se passa em um mercado ao lado de uma rodovia. Os funcionários lidam com o tédio e a angústia existencial realizando alegres cenas musicais.

Soul for sale
Direção: Anna Belenkiy, Shira Salimi e Romy Granot
Israel, 10:34, animação, 2018, 16 anos
Yuli é uma garota cujo mundo é o casulo sufocante que ela chama de lar. Dominada pela loucura da mãe, Yuli decide deixar sua casa através de um túnel na parede da sala de estar. No final do túnel ela conhece outro mundo totalmente diferente: o da indústria do sexo – desde o lado mais feio e escuro ao mais surpreendentemente reconfortante e terno.

Sára
Direção: Miriam Obršlíková
República Tcheca, 06:28, animação, 2017, 14 anos
Um homem-pássaro acorda ferido no meio do campo de batalha. Ele encontra refúgio em uma fábrica abandonada e é visto por Sára que, apesar de sua responsabilidade pessoal e civil em denunciá-lo, o mantém em sigilo. Este é o começo de um duelo invisível entre duas figuras, duas casas, dois mundos e, em particular, o próprio passado de Sára.

18h30
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 3
Duração: 85 minutos

Tenha um ótimo dia
Direção: Willy Hajli
SP, 12:42, ficção, 2018, livre
Um homem é abordado por um misterioso vendedor que não está interessado em vender-lhe um produto e, em vez disso, negocia algo muito mais valioso: sua felicidade.

No fim de tudo
Direção: Victor Ciriaco
RN, 15 min, ficção, 2017, 10 anos
Longas tardes marcam o último estágio de um relacionamento. Como uma boneca, Josy cuida de sua mãe. Josy é um ser humano que se encontra entre as formas masculina e feminina. Josy não é um pronome masculino ou feminino. Josy é o que quer ser. Sua mãe, uma senhora debilitada por uma doença degenerativa, desenvolve um belo relacionamento com Josy durante seus últimos dias.

Eu preciso destas palavras escritas
Direção: Milena Manfredini e Raquel Fernandes
RJ, 19 min, documentário, 2017, livre
O passado de Arthur Bispo do Rosario é praticamente desconhecido. Sabe-se apenas que era negro, marinheiro e pugilista. Em 1938 foi internado na Colônia Juliano Moreira após um delírio místico. Diagnosticado com esquizofrenia paranoide, ele iniciou sua peregrinação em busca do divino e da catalogação do universo.

Nova Iorque
Direção: Leo Tabosa
PE, 24 min, ficção, 2017, 12 anos
Hermila e Leandro querem fugir. Hermila e Leandro querem ficar.

A sombra interior
Direção: Diego Tafarel
RS, 16:22, ficção, 2018, 18 anos
Filho da família patriarcal do interior descobre algo.


20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 4
Duração: Tempo: 91 minutos

Weeping birds
Direção: Chan Teik Quan
Malásia, 20 min, ficção, 2018, 12 anos
A história de um casal de idosos que encara a velhice e a morte como uma piada. O marido procura ganhar dinheiro para se preparar para o funeral de sua esposa que está morrendo enquanto a esposa tenta superar o fato de que a morte está próxima e que a separação é iminente. Uma história inspirada nas experiências de vida da falecida avó e dos pais do diretor.

Blau
Direção: David Jansen
Alemanha, 15 min, animação, 2018, 10 anos
O oceano. A vastidão do mar. Uma baleia e seu filhote. Neste curta, a vida e a mitologia desses gigantes mamíferos marinhos são tecidas em uma história fantástica.

Bonobo
Direção: Zoel Aeschbacher
Suíça, 18 min, ficção, 2018, 12 anos
Quando o elevador quebra, os destinos de uma aposentada deficiente, uma mãe solteira e um jovem apaixonado por dança entrelaçam-se em um final explosivo no qual seus limites serão testados.

Bubbleman in Hitler vs Frankestein
Direção: Alban Gily e Julien Vray
França, 9 min, animação, 2017, 12 anos
Era uma vez na Índia, durante a ocupação nazista: a espiã Patty Dough quer matar Hitler e, para ajudá-la, chama o super-herói Bubbleman, que, por sua vez, pede a colaboração de um guerreiro das sombras, ninguém menos que o monstro de Frankenstein. Patty Dough, Bubbleman e Frankestein formam uma equipe com uma missão: matar Hitler.

Smoke through a spider web
Direção: Niranjan Raj Bhetwal
Nepal, 15 min, ficção, 2018, livre
O filme se passa numa remota vila do Nepal, onde a sociedade ainda é segregada por um sistema de castas e crenças. Sabitri, de uma casta inferior, é uma fabricante de fogões que, junto ao marido, viaja ao redor da aldeia para fazer um fogão. Mas as pessoas, com medo de a cozinha ficar impura pela entrada de pessoas de classe baixa, rejeitam Sabitri para construir um fogão dentro de seus lares.

Weekends
Direção: Trevor Jimenez
EUA, 15 min, animação, 2018, livre
A história de um menino que se desloca entre as casas de seus pais recém-divorciados. Sonhos surreais se misturam com as realidades domésticas de uma família desmembrada neste filme de animação ambientado na Toronto da década de 1980.

21h30
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTÍSSIMOS – Programa 1
Duração: 70 minutos

Fish
Direção: Saman Hosseinpuor
Irã, 4 min, ficção, 2016, 12 anos
Uma senhora idosa quer trocar a água do aquário, que escorrega de sua mão e cai no chão.

My little boys – The Lucky Cockroach
Direção: Jack Shih
Taiwan, 3:30, animação, 2018, 12 anos
Uma enorme barata entra em uma casa. A família parece entediada e a barata percebe o conflito entre velhos e jovens. O patriarca parece incapaz de decidir o que a família deve fazer com a barata. O filho mais novo, com sua teimosia, também percebe o problema. Ambos os lados insistem tanto em suas opiniões que a conversa se torna difícil.

We forgot about the children
Direção: Gilb Baldoza
Filipinas, 1:35, animação, 2017, 12 anos
A guerra é um ciclo geracional. E com este contínuo ciclo de sangue e ignorância, permitimos que as crianças sofram. Esta animação explora a atual situação das Filipinas e suas crianças, a partir de sua pregressa história sangrenta repetindo-se novamente.

Euthanasia Pines
Direção: Tara Gordon
EUA, 3:50, animação, 2018, 12 anos
Duas idosas brigam pelo mais novo morador da casa.

Touch
Direção: Rachel Anciaux e Laurence de Wilde
França, 2:19, animação, 2018, livre
Uma moça vai para casa cansada...

INCAA, Subsidies office
Direção: Ezequiel Stetie
Argentina, 3:15, ficção, 2017, 12 anos
Marcelo Tinelli é um produtor de cinema tentando obter uma concessão de filmagem e ele fará o que for preciso, mesmo que isso signifique ser um concorrente desagradável.

Whistle
Direção: Kiumars Mohammad Chenari
Irã, 4 min, ficção, 2017, 12 anos
Um pintor, que sofre efeitos colaterais físicos e psicológicos da guerra, tenta pintar um mundo pacífico para todas as crianças.

The Princess Ball
Direção: Julie Rembauville e Nicolas Bianco-Levrin
França, 2:40, animação, 2018, 12 anos
A fada Babette é finalmente convidada para o muito aguardado Baile da Princesa, mas o convite exige a companhia de um príncipe encantado ou cavaleiro. Babette corre para a floresta em busca de um sapo para ser transformado.

Sentō
Direção: Gal Sharir
Israel, 3 min, animação, 2018, 12 anos
Uma jornada em uma casa de banho pública, vista por uma jovem mulher. O que é intimidade? A intimidade pode ser alcançada quando há outras pessoas por perto? Somos todos estranhos? E como a água desempenha um papel nesse "relacionamento"?

To-let
Direção: Jeyachandra Hashmi
Índia, 2:40, ficção, 2017, 12 anos
Um curta-metragem sobre a situação de pessoas de diferentes tipos de vida, através dos quais uma discriminação duradoura é explicada.

A theft
Direção: Jeyachandra Hashmi
Índia, 1:47, ficção, 2017, 12 anos
Roubo é uma palavra muito poderosa. Perdemos um pouco de tudo ao nosso redor consciente e inconscientemente. Este curta-metragem trata de um desses roubos.

My body
Direção: Sandralee Zinzen e Nicolas Nivesse
França, 2 min, animação, 2018, 12 anos
Uma adolescente olha-se no espelho e não gosta do que vê: ela parece um monstro. Talvez ela devesse dar um passo atrás e perceber que não é tão monstruosa.

Curl
Direção: Chih Chieh Wu
Inglaterra, 3 min, ficção, 2018, 12 anos
Uma menina testemunha um incidente em um salão de cabeleireiro: ela deveria falar ou manter a paz?

Panic attack
Direção: Eileen O'Meara
EUA, 3 min, animação, 2018, 12 anos
Você conhece os pensamentos incômodos que começam com "deixei o café ligado?" ou "estou grávida de um bebê-demônio?" Esta animação desenhada à mão explora a ansiedade, a obsessão e a sensação escorregadia de uma mulher sobre a realidade.

Storm
Direção: Aditya Dawar
Índia, 2:30, documentário, 2018, 12 anos
Este filme retrata a realidade dos lutadores. Eles são menosprezados, em contraste à sua força e masculinidade, e estão presos como fantoches em um jogo e num ciclo de luta, cansaço e preparação para lutar novamente. A natureza sombria da luta é mostrada como frívola e insignificante.

Sleepless
Direção: Soudabeh Kamrani
Irã, 2:12, ficção, 2018, 12 anos
Uma mulher acorda todas as noites com o choro de uma criança.

Tight spot
Direção: Kevin Haefelin
EUA, 4 min, ficção, 2018, 12 anos
Engraxando os sapatos de um cliente, um engraxate descobre um segredo sombrio.

First love
Direção: Kang Shin Gyu
Coreia do Sul, 3:44, ficção, 2018, 12 anos
Um homem quer comprar preservativos em uma loja de conveniência. Lá, ele encontra um amor do passado.

Cousins of clouds
Direção: Romain Claris
França, 1 min, animação, 2017, 12 anos
Em qualquer aldeia rural da Ásia, os elefantes são considerados os primos das nuvens.

Nighttime
Direção: Stephanie Eugenia Brewster Ramírez
México, 3:40, ficção, 2018, 12 anos
Maria, uma criança de seis anos, experimenta o período noturno de uma maneira singular, uma percepção muito diferente do que os adultos veem, ainda que real.

Ego
Direção: Tian
China, 4 min, animação, 2018, 12 anos
Ocasionalmente eu refletia sobre meus sentimentos e considerava o trabalho no enredo como algo confuso, impetuoso e vazio. Juntamente com o protagonista do filme, eu estava procurando ego em meio a esse sentimento.

The wild goose let a feather fall
Direção: Erentia Bedeker
África do Sul, 3:38, animação, 2016, 12 anos
Uma tradução em inglês do filme de poesia "De berggans heeft e veer laten vallen" de Boerneef.

What It feels like
Direção: Steven Fraser
Inglaterra, 3 min, documentário/animação, 2018, 12 anos
Um documentário animado que investiga a audição da voz.

Hermits
Direção: Valerio Gori
Itália, 1:45, animação, 2010, 12 anos
Uma animação inspirada em uma piada.

Spelliasmous
Direção: Ben Garfield
Cuba, 4 min, ficção, 2017, 12 anos
“Estou prestes a te mostrar o verdadeiro Harry Potter. Estilo cubano!” Os melhores amigos Keyler, Michael e Yanjaira transformam a sonolenta cidade cubana de San Antonio de los Baños no mundo mágico de Harry Potter.

22h30
Banda O Tarot

1º de dezembro (sábado)

1º de dezembro (sábado)

10h
MOSTRA INFANTIL LOBINHO (reprise)
Duração: 57 min

Fruits of clouds
Direção: Katerina Karhánková
República Tcheca, 10 min, animação, 2017, livre
A história de um peludo animalzinho, que fará uma grande descoberta ao superar o medo do desconhecido.

The cherry tree
Direção: Eva Dvořáková
República Tcheca, 5:30, animação, 2017, livre
A animação mostra o surgimento de uma imagem em uma parede, formando-se e criando vida sozinha. Um filme sobre a relação entre os personagens na imagem, que permanece frágil e pode ser afetada pelo mundo real.

The bird and the whale
Direção: Carol Freeman
Irlanda, 7 min, animação, 2018, livre
A história de uma jovem baleia lutando para encontrar sua voz. Depois de afastar-se demais de sua família para explorar um naufrágio, a baleia descobre que o único sobrevivente é um pássaro numa gaiola. Juntos, eles lutam para sobreviver perdidos no mar.

A natureza agradece
Direção: Ricardo de Podestá e Ana Maria Cordeiro
Brasil, 14:14, animação, 2018, livre
Esta é a história de Bernard. Ele mora em uma pequena fazenda cheia de diversidade ambiental: plantas, pássaros, árvores frutíferas e um rio cristalino. Em um lindo dia, toda a natureza é ameaçada por uma fábrica de produtos químicos. Se não fosse pelas ações do pai de Bernard, tudo estaria perdido.

The house
Direção: Veronika Zacharova
República Tcheca, 5:27, animação, 2016, livre
Em um mundo semelhante ao nosso, mas um pouco diferente, uma família muda-se de sua pequena casa no subúrbio. A casa, então, embarca em uma jornada para encontrar sua família de volta. Sua única pista é um cartão de visita vermelho e brilhante que a leva através da cidade para um bairro particularmente estranho, com casas elétricas. Será este o lugar onde ela encontrará seus donos?

Giant
Direção: Johana Bentz
Alemanha, 15:13, ficção, 2017, livre
A heroína da história é uma garota chamada Ola, que se torna amiga de um gigante. O curta é um filme fictício com elementos animados usando a técnica de rotoscopia.

11h
MOSTRA INFANTOJUVENIL MEU PÉ DE LARANJA LIMA - Programa 1 (reprise)
Duração: 58 minutos

Eisnasen
Direção: Veronica L. Montaño e Joel Hofmann
Suíça, 8 min, animação, 2018, livre
Bo e Moco vivem em um mundo gelado. Moco culpa o gelo por seu nariz entupido e começa a derretê-lo com seu bico de Bunsen. Enquanto isso, Bo tenta consertar o dano com agulha e linha.

Wanda
Direção: Denise Hauser
Noruega, 13 min, animação, 2018, livre
A vida de Wanda é cheia de conflitos em casa e na escola, e ela escapa para seu próprio mundo imaginário. Mas à medida que os problemas crescem, a ajuda vem de um lugar inesperado para fazê-la confrontar a realidade.

Zara and the others: Gorilla brains for dinner
Direção: Nils Johan Lund e Bjørn Sortland
Dinamarca, 7:20, animação, 2017, livre
Nós não sabemos muito sobre Zara e os outros. Mas Zara e outros certamente sangram muito pelo nariz. E Zara e os outros certamente roubam panelas e crianças de outras pessoas. Além de tudo isso, Zara e os outros moram em uma caravana. E o que é realmente que Zara e os outros comem no jantar? Certamente algo bastante assustador.

A little light
Direção: Vladislav Bairamgulov
Rússia, 8 min, animação, 2017, livre
Inverno. O fogo se apaga na lareira. O menino pega sua lanterna e vai atrás de fogo para sua casa.

A luta
Direção: Bruno Bennec
RJ, 16:20, ficção, 2016, livre
Inspirado num fato real, conta a história do garoto Tininho, morador do pequeno distrito do Divisório, na Zona da Mata de Minas Gerais, e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra Max Schmeling, alemão símbolo da política racista de Hitler. A luta marcou uma das primeiras transmissões esportivas ao vivo do Rádio Nacional, na década de 1930, num momento de descobertas e novidades, o futuro começava a chegar um pouco mais rápido.

15h
MOSTRA COMPETITIVA CURTÍSSIMOS DE ANIMAÇÃO
Duração: 40 minutos

Big booom
Direção: Marat Narimanov
Rússia, 4 min, animação, 2016, livre
A história da Humanidade e nosso planeta em quarto minutos.

Hulu Berlu
Direção: Nicolas Bianco
França, 50 segundos, animação, 2016, livre
No meio da floresta o despertador fica desligado. A coruja já está atrasada.

Vs. Santa
Direção: Aitor Larrumbide e Raul Válcarcel
Espanha, 4 min, animação, 2018, livre
Na véspera do Natal, uma criança sozinha em um imenso apartamento finalmente recebe a aguardada visita do Papai Noel.

Genesis
Direção: Michel Platnic
França, 2:50, animação, 2018, livre
O curta é inspirado na narrativa bíblica sobre a criação do mundo.

Roc'h
Direção: Guillaume Crampette
França, 2:40, animação, 2017, livre
No interior da Bretanha, uma fêmea gafanhoto faz um estranho ritual de acasalamento ao acariciar pedras. Logo, ela consegue um parceiro.

Chiripajas
Direção: Olga Poliektova e Jaume Quiles
Rússia, 2 min, animação, 2017, livre
Um filme ecológico sobre a aventura de uma tartaruguinha.

Dies Irae
Direção: Jordan Damour
França, 2:32, animação, 2018, livre
Um jovem vai vivenciar seu primeiro concerto como violinista na orquestra sinfônica.

Moon Girl
Direção: Nicolas Bianco-Levrin
França, 3 min, animação, 2016, 12 anos
Das sarjetas de Paris, uma pequena barata alimenta um amor incondicional pela Lua. Hoje à noite, a barata coloca uma gravata borboleta e seus melhores sapatos para tentar mais uma vez juntar-se a ela.

Bystander
Direção: Mohsen Bagheri Dastgerdi
Irã, 3:20, animação, 2017, livre
Seres parecidos com pessoas não aceitam a diversidade e buscam sua aniquilação.

Give back the silent spring
Direção: Zeynep Üstünipek e Burak Kum
Turquia, 3:15, animação, 2018, livre
A natureza está inevitavelmente em guerra contra si mesma.

Stop or melt!
Direção: Danish Jalil e Josep Calle
Emirados Árabes Unidos, 1:30, animação, 2016, livre
O planeta Terra está ameaçado pelo aquecimento global.

Dejavu
Direção: Vicky Punjabi
Índia, 2 min, animação, 2017, livre
A história de uma garota que mais uma vez revive alguns momentos especiais com seu amado.

Arcade Boys
Direção: Timothey Delhaize, Alexis Maerten, Aurélia Tron, Orane Laffra e Zoé Devise
França, 3:50, animação, 2018, livre
Os irmãos Dino e Cody aproveitam ao máximo uma sala de fliperama vazia para extravasarem selvagemente nos videogames.

Amenti
Direção: Kaméla Bentouati e Amandine Dazin
França, 3:15, animação, 2018, livre
Nerimenis é uma jovem egípcia. Ela está triste desde a morte de sua irmã.

A light in the night
Direção: Marie Grymonpré e Adrien Verbeck
França, 2 min, animação, 2018, livre
Uma garotinha encontra-se sozinha em um bote salva-vidas depois de um naufrágio causado por uma violenta tempestade.

Travesseiros
Direção: Almir Correia
Brasil, 3:30, animação, 2016, livre
Em uma noite tempestuosa, um menino vê seus pais sonâmbulos subindo ao céu através de uma escada de travesseiros.

Sai da lama, Jacaré!
Direção: Alexandre Juruena e Jacaré Lima
Brasil, 2:47, animação, 2017, livre
Utilizando coisas que para muitas pessoas são lixo, o artista brasileiro Jacaré Lima dá asas à imaginação e formas para suas inspirações, reciclando tudo ao seu redor.

16h
Encontro de Profissionais do Audiovisual do DF
Duração: 30 minutos

16h30
MOSTRA KIRA MURATOVA – Programa 1

Três histórias (Tri istorii)
Direção: Kira Muratova
Rússia/Ucrânia, 105 min, ficção, 1997, 12 anos
Essa antologia de três curtas, com roteiros de três diferentes roteiristas, é unida pelos temas da vingança, assassinato e fantasia. Em “Caldeira No. 6”, um homem acabado (Makovetsky) pede ajuda a um amigo poeta (Kushnir) para realizar o seu sonho de matar sua vizinha atraente. Em “Ofélia”, uma adorável enfermeira loira (Litvinova) adquire o hábito de perseguir mulheres que doaram seus bebês para adoção. “A garota e a morte” coloca uma pequena criança (Murlykina) contra sua babá e vizinha idosa (Tabakov) em uma batalha relativa ao significado de “comportamento natural”. Muratova fez um filme de gênero cujos contos podem ser vistos – em qualquer cronologia – como o relato da história de uma mulher.

18h30
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 4
Duração: 78 minutos

Muro de vidro
Direção: Tomas Fleck
RS, 12 min, ficção, 2018, 14 anos
Um homem branco que mora em um bairro de luxo descobre que sua vizinha é uma mulher negra, o que o levou a apresentar argumentos superficiais para comprovar seu preconceito descarado.

As balas que não dei ao meu filho
Direção: Thiago Gomes
BA, 13:30, ficção, 2018, 14 anos
Ao chegar em casa do trabalho tarde da noite, o policial Jessé não encontra Martin, seu filho adolescente. Jessé recebe mensagens no grupo de WhatsApp da polícia relatando uma ocorrência na região onde mora sua família. A tensão cresce quando as fotos de crianças mortas aparecem durante a ação policial.

Super Estrela Prateada
Direção: Leonardo Branco
MG, 28 min, ficção, 2018, 12 anos
Um casal aficionado por fogos de artifício descobre o grande Super Estrela Prateada.

Asfixia
Direção: Lay Venancio e Rafael Sylos
SC, 25 min, ficção, 2017, livre
Jackson Antunes dá vida ao pescador Gervásio, um homem em conflito com suas próprias convicções

20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 5
Duração: 87 min

Ária
Direção: Myrsini Aristidou
Chipre, 13:35, ficção, 2017, 12 anos
Atenas, dias de hoje. Ária, 17 anos, funcionária da lanchonete de kabab Jimmy’s aguarda uma aula de direção com o pai. Quando ele chega, não é para dar uma volta, pelo contrário: ele traz consigo um jovem imigrante chinês que não fala grego nem inglês.

The intersecting lines
Direção: Mingduan Wang
China, 18:47, ficção, 2018, 12 anos
Um homem conhece uma mulher em um encontro às cegas. No café, eles encontram em uma revista um jogo chamado "The Life's Intersection". Então começam a criar histórias hipotéticas. Logo, as pessoas na realidade e os personagens criados nas histórias tornam-se difíceis de distinguir.

Rise up
Direção: Adrian Moisoiu e Marius Mihordescu
Romênia, 9 min, ficção, 2017, 14 anos
Um motorista de táxi tem pensamentos confusos sobre o mundo antes de uma cirurgia.

Maala
Direção: Dinara Punchihewa
Sri Lanka, 15:30, ficção, 2018, 12 anos
Maala começa a trabalhar como empregada doméstica em uma nova casa e lida com essa perspectiva desafiadora com confiança e inteligência.

Passenger
Direção: Emir Valinezhad
Rússia, 15:46, ficção, 2018, 12 anos
A casa de repouso informa a Alexey que ele deve retirar seu pai de lá. Alexey enfrenta uma escolha difícil entre o dever moral e sobrevivência em uma cidade grande.

Not yet
Direção: Arian Vazirdaftari
Irã, 14:50, ficção, 2017, 12 anos
É aniversário de Hasti, uma jovem de 21 anos. Ela estuda no exterior e seus pais no Irã querem parabenizá-la via Skype.

21h30
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTÍSSIMOS – Programa 2
Duração: 70 minutos

Eat art
Direção: Anna Tsukanova-Kott
Rússia, 3:40, musical, 2018, 12 anos
Vídeos curtos que apresentam receitas culinárias de forma incomum.

3rd date
Direção: Veronica Solomon
Romênia, 1 min, animação, 12 anos
Miss Gazelle está preparando o jantar para seu novo namorado, Sr. Bear. Tudo parece perfeito para um encontro quente. Mas então…

Of bliss and blues
Direção: Rishi Bhaumik
Índia, 3:47, animação, 2017, 12 anos
Samudra, um garoto solitário e imaginativo que enfrentando humilhações de todos os lados, encontra um amigo em Iftikar. Juntos, eles embarcam nas aventuras da infância, sem saber o que o destino preparou para eles. Um conto de infância angelical e inocência perdida.

Waves
Direção: Sophie Chamoux
França, 3:23, ficção, 2018, 12 anos
O escapismo de um adolescente que procura se abrir para o mundo.

Face value
Direção: Chris Plimmer
Inglaterra, 1:46, animação, 2018, 12 anos
O curta se passa em um mundo no qual as pessoas podem mudar de rosto, como quem atualiza o smartphone para o modelo mais recente. Na história, um casal está comprando o novo rosto "perfeito".

A chegada
Direção: K.Prada e J.Prada
Espanha, 3:50, ficção, 2017, 12 anos
A chegada.

"The" Jacaranda
Direção: Ane Rodríguez e Lore Monteiro
México, 3 min, ficção, 2018, 12 anos
Jacaranda é uma mulher que a cada primavera envia cartas para pessoas de todo o mundo, que são acompanhadas por uma linda flor azul violeta, gerando um impacto positivo na comunidade para a integração e a igualdade.

Hitchhikers
Direção: Rafal Blecharz e Katarzyna Klas
Polônia, 03:20, animação, 2017, 12 anos
Irmãos estão tentando chegar à casa do avô de carona e vão conhecendo pessoas diferentes na estrada. Mas sua verdadeira companhia continua a ser uma planta. Uma viagem típica torna-se gradualmente uma jornada para encontrar suas próprias raízes. O que acontecerá quando eles chegarem ao destino?

Studies
Direção: Aya Gannot
Israel, 4 min, animação, 2018, 12 anos
Baseado em um conto de Franz Kafka, um homem que vive em uma cidade industrial esboça seus pensamentos e é levado a uma série de eventos surreais em uma viagem de trem. Tudo fica embaçado e distorcido enquanto ele reflete sobre sua existência.

Little man
Direção: Aya Gannot
Turquia, 3:41, ficção, 2018, 12 anos
Abraham está trabalhando com seu irmão. Uma viagem de três minutos ao mundo das crianças na visão de Abraham.

Retuning
Direção: Vukašin Živaljević
Sérvia, 2:40, animação, 2017, 12 anos
Um curta sobre a equalização da individualidade forçada (globalização) através da perda de identidade, personalidade, habilidades de pensamento livre, etc. As pessoas são encaixotadas e marcadas para obedecer. Quem não segue é enviado para "reajuste".

Stalemate
Direção: Roy Ferre
EUA, 3 min, ficção, 2017, 12 anos
Depois de acordar em uma casa abandonada, um homem perambula pelo deserto ao redor e percebe que pode estar preso no purgatório. Estrelado por Kyle Hancock e Winston De Lugo (Star Trek).

Eternity
Direção: Yeaeun Jang
República Tcheca, 4 min, animação, 2018, 12 anos
Coisas acontecendo repetidamente na vida.

My clayey conception
Direção: Zanyar Muhammadineko
Irã, 3 min, ficção, 2017, 12 anos
Memórias de guerra.

The gentle giant
Direção: Kioumars Mohammadchenari
Irã, 3:40, documentário, 2017, 12 anos
Um homem velho destrói um formigueiro para coletar trigo para si. Um dia, durante sua hora de almoço, ele repensa seu trabalho e...

Desprendimiento de la pasión
Direção: Isaac Ruiz Gastélum
México, 3 min, ficção, 2017, 12 anos
Uma jovem tinge o cabelo sentada em uma cadeira enquanto a água transborda ritmicamente sobre uma parede branca. Mais tarde, em um lugar onde o horizonte se funde com o mar, ela encontra a conexão entre seu ser interior e o universo. Seguindo uma longa tradição de cinema transcendental onde o espectador completa o significado do filme, este curta-metragem representa a abordagem mais pessoal do diretor ao que ele chama de “metacinema”, uma meditação em movimento, uma ponte entre mundos paralelos.

In plain sight
Direção: Marta Kwasniewska
Inglaterra, 2:40, animação, 2018, 12 anos
Neela viveu em sua ilha-farol por toda a vida, enquanto Devin é um nômade que, com um presente, quer incentivá-la a ver o mundo lá fora por si mesma. É preciso um presente para Neela ir embora e descobrir não apenas a si mesma na jornada, mas também o que ela queria o tempo todo – e que sempre esteve à sua vista.

Dragon sledge
Direção: Evgeniya Jirkova
Rússia, 2:30, animação, 2016, 12 anos
Para cada menininha, seu pai é um cavaleiro e, para cada pai, sua filha é uma princesa.

Out of touch
Direção: Arash AKhgari
Canadá, 1:50, animação, 2018, 12 anos
Em busca de uma saída para as rotinas diárias da vida moderna. Existe alguma mensagem para ouvirmos? Vamos ter sucesso ou permanecer fora de contato?

The thing is lost
Direção: Arash AKhgari
Canadá, 02:30, animação, 2018, 12 anos
Uma experiência audiovisual abstrata, inspirada na existência – ainda que monótona, mas esmagadora e onipresente – do diálogo interno. O filme é uma jornada emocional através de expressões, confusões, cores e afetos.

Yokai
Direção: Eirik Heggen
Noruega, 3:10, animação, 2018, 12 anos
Gotas mágicas vindas de um arco-íris serrado evocam mistério em uma cidade montanhosa.

Breathe
Direção: Andrea Barbosa
México, 1:50, animação, 2018, 12 anos
Uma garota afogando-se em seus pensamentos tem que enfrentar seu pior inimigo: ela mesma.

The last cigarette on Earth: a steampunk adventure
Direção: Matic Grgic
Eslovênia, 1 min, animação, 2018, 12 anos
Em um mundo paralelo no futuro, locomotivas voadoras e heli-cavalos mecânicos povoam o céu, arranha-céus se projetam das nuvens e a Lua é um enorme depósito de lixo, mantido pela força do vapor. Em algum lugar nesse enorme mundo steampunk, uma pequena história começa e termina com o último cigarro na terra. É uma aventura de roubo e perseguição, de proporções crescentes. E vocês estão convidados.

My birth
Direção: Eglė Mameniškytė
Lituânia, 3:19, animação, 2017, 12 anos
Um confronto com o medo das florestas noturnas, seus moradores e sua profunda escuridão.

Beauty
Direção: Zhang Xiaoan e Su Yang
Austrália, 3 min, ficção, 2017, 12 anos
A mudança do ideal de beleza faz com que mulheres percam o reconhecimento de si mesmas e até sejam encorajadas a mudar suas aparências por meios radicais, a exemplo de cirurgias estéticas não terapêuticas desnecessárias. No entanto, o "padrão" da beleza é fluido.

The three ravens
Direção: Meghan Boehman
EUA, 3:40, animação, 2018, 12 anos
Uma releitura do conto de fadas dos Irmãos Grimm.

Contact
Direção: Can Göksoy
Turquia, 2:40, animação, 2017, 12 anos
Um curta experimental sobre a Criação. É inspirado pela luz, ondas gravitacionais, energia de fusão, buracos negros e outras belezas da física quântica. Usando técnicas de fotografia em stop motion, hyper lapse e longa exposição, tentei visualmente retratar minha visão do processo de criação usando bastões luminosos coloridos e faíscas como ferramentas para criar um jogo de luz em vários locais, como esgotos, córregos, montanhas, campos, uma floresta e um vale. Como o próprio processo de criação, rápido às vezes, mas demorado em sua totalidade, esse vídeo demorou dois anos para ser concluído. Conta com aproximadamente 2200 fotogramas.

22h30
Banda Consuelo

2 de dezembro (domingo)

2 de dezembro (domingo)

10h
MOSTRA ESPECIAL LOBO AZUL (reprise)
Duração: 56 minutos

The cherry tree
Direção: Eva Dvořáková
República Tcheca, 5:30, animação, 2017, livre
A animação mostra o surgimento de uma imagem em uma parede, formando-se e criando vida sozinha. Um filme sobre a relação entre os personagens na imagem, que permanece frágil e pode ser afetada pelo mundo real.

The bird and the whale
Direção: Carol Freeman
Irlanda, 7 min, animação, 2018, livre
A história de uma jovem baleia lutando para encontrar sua voz. Depois de afastar-se demais de sua família para explorar um naufrágio, a baleia descobre que o único sobrevivente é um pássaro numa gaiola. Juntos, eles lutam para sobreviver perdidos no mar.

The theory of sunset
Direção: Roman Sokolov
Rússia, 08:48, animação, 2018, livre
À noite, um dedicado ciclista atravessa uma floresta glacial. O desafio: certificar-se de que outro dia tenha um novo e oportuno começo.

Giant
Direção: Johana Bentz
Alemanha, 15:13, ficção, 2017, livre
A heroína da história é uma garota chamada Ola, que se torna amiga de um gigante. O curta é um filme fictício com elementos animados usando a técnica de rotoscopia.

A natureza agradece
Direção: Ricardo de Podestá e Ana Maria Cordeiro
Brasil, 14:14, animação, 2018, livre
Esta é a história de Bernard. Ele mora em uma pequena fazenda cheia de diversidade ambiental: plantas, pássaros, árvores frutíferas e um rio cristalino. Em um lindo dia, toda a natureza é ameaçada por uma fábrica de produtos químicos. Se não fosse pelas ações do pai de Bernard, tudo estaria perdido.

The house
Direção: Veronika Zacharova
República Tcheca, 5:27, animação, 2016, livre
Em um mundo semelhante ao nosso, mas um pouco diferente, uma família muda-se de sua pequena casa no subúrbio. A casa, então, embarca em uma jornada para encontrar sua família de volta. Sua única pista é um cartão de visita vermelho e brilhante que a leva através da cidade para um bairro particularmente estranho, com casas elétricas. Será este o lugar onde ela encontrará seus donos?

11h
MOSTRA JUVENIL DE BOA NA LAGOA (reprise)
Duração: 58 minutos

Iron hands
Direção: Johnson Cheng
China, 11 min, ficção, 2017, 10 anos
Quando uma garota de 12 anos se prepara para o teste final para a tradicional equipe olímpica chinesa de levantamento de peso, ela faz uma improvável conexão com o recluso zelador da academia.

Melodi
Direção: Michael Kam
Singapura, 11:43, ficção, 2017, 10 anos
Um menino desajeitado e solitário está apaixonado por sua nova vizinha, uma jovem cuidadora. À sua maneira, ele estende a mão para ela.

Fofa
Direção: Flora Pappalardo
Brasil, 14:30, ficção, 2018, 12 anos
Durante uma aula de educação física, Maria Clara, uma menina gorda de 16 anos, morre sem aparente motivo. Enquanto os alunos do colégio fabulam a respeito de sua morte, ela vaga sem ser vista. À noite, Maria Clara reaparece, ressignificando o espaço do colégio e seu próprio corpo, ocupando um ambiente, antes opressor, de outra forma.

Pulse
Direção: Sarah Forest, Cécile Floucat, Pauline Javelot, Juliette Gales, Thibaut Wambre e Kevin de Garidel
França, 6:38, animação, 2018, 10 anos
Jonas, um jovem sensível que vem de uma família de pescadores, descobre uma enorme baleia morta na praia, arpoada de todos os lados. Suas entranhas reviram-se diante do massacre, sentindo a dor que o animal passou. Ele é então dividido entre suas tradições e a empatia pela natureza.

Monsieur Henderson
Direção: Thomas Scohy
França, 14:35, ficção, 2018, 12 anos
Auguste Loiseau é um meticuloso embalsamador. Quando ele vai trabalhar no corpo do Sr. Henderson, acaba por conhecer a filha do falecido, uma garota muito estranha.

 

15h
DO OUTRO LADO DO ESPELHO – Programa 2
Duração: 74 minutos

The fuel filter
Direção: Marina-Evelina Cracana e Piero di Silverio
Romênia, 17:10, documentário, 2018, 12 anos
Um retrato sincero de um dia na vida de Arpiti, de sete anos, que tenta se encaixar no universo adulto da oficina improvisada de seu pai.

Gill
Direção: Mohadeseh Joodi
Irã, 11:43, ficção, 2018, 14 anos
A chegada de uma mulher em uma cidade fronteiriça do Irã muda a vida de um homem e do menino que vive com ele.

Mankurt
Direção: Gulzat
Bélgica, 13:12, documentário, 2018, 10 anos
Uma estudante de cinema do Quirguistão perde seu passaporte na cosmopolita cidade de Bruxelas. A única pessoa que pode ajudá-la é um cônsul nacionalista (o único trabalhador da embaixada do Quirguistão), que está mais interessado em ensiná-la sobre o que faz "um verdadeiro quirguiz" do que ajudá-la com seu documento.

Samal
Direção: Shugula Serzhan
Cazaquistão, 17 min, ficção, 2018, 12 anos
Samal, de 16 anos, volta para sua aldeia natal depois de muito tempo estudando na cidade. Ela quer ver seu irmão mais velho e sua mãe. No entanto, seu irmão está cansado de morar na aldeia cuidando da mãe doente e dá a Samal uma escolha: ou concorda com ele em internar a mãe em uma instituição psiquiatria ou permanecer com ela naquela hostil aldeia montanhosa do sul do Cazaquistão.

Night portrait
Direção: Jueon Woo
Coreia do Sul, 14:43, ficção, 2018, 12 anos
Uma noite, o idoso Kangsu não consegue dormir, pensando que perdeu o amor de sua esposa, seu lugar em casa, sua energia. Ele vagueia em um parque onde costumava andar com sua esposa e tenta provar que ainda pode ficar de pé em suas mãos.

 

16h30
MOSTRA KIRA MURATOVA – Programa 2
Duração: 52 minutos

Carta para América
(Pismo v Ameriku)
Direção: Kira Muratova
Ucrânia, 20 min, ficção, 1999, 12 anos
O poeta desempregado Oleg e um amigo de nome desconhecido começam a filmar uma mensagem para enviar à antiga namorada de Oleg, nos Estados Unidos. Oleg decide que não tem nada a dizer e parte então para coletar o aluguel de uma locatária que está com dois meses de atraso e esconde um amante no guarda-roupa.

Boneca (Kukla)
Direção: Kira Muratova
Ucrânia/ Rússia, 32 min, ficção, 2007, 12 anos
O título é uma gíria para dinheiro falso. Numa avenida em Odessa, um artista de rua recebe uma nota falsa. Situações grotescas se desenvolvem em torno de identidades falsas e fraude. O enredo sobre confiança é imbuído em sarcasmo e a intriga é baseada na reação de pessoas comuns e pseudo-vigaristas. A confusão resultante remete a Gogol.

 

18h30
Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens - Programa 5
Duração: 85 minutos

Poente
Direção: Akira Kamiki
SP, 12 min, ficção, 2017, XX anos
Poente é um filme sensorial sobre a volta do prazer de viver.

A cidade das três meninas
Direção: Leandro Conde Lemes
DF, 20 min, documentário, 2017, livre
Elismar, vigilante e morador pioneiro da cidade de Samambaia, foi um dos acidentados durante o famoso incêndio na biblioteca do Parque Ecológico Três Meninas. Ao retornar à cidade depois de muitos anos, Samambaia não é mais a mesma. A transformação do espaço e do mundo ao redor vão lhe obrigar a criar formas urgentes de adaptação.

Campo Santo
Direção: Gustavo Seabra
BA, 11m, ficção, 2018, livre
Em busca de arquivos confidenciais, dois capangas perseguem uma rica senhora que visita o túmulo do filho no cemitério.

Um lugar ao Sul
Direção: Gianluca Cozza
RS, 12 min, documentário, 2018, livre
Dame, imigrante senegalês em Pelotas, conquista seu maior sonho: ser jogador profissional de futebol. Em uma viagem para defender seu novo clube, relembra os momentos difíceis que enfrentou: a saudade do Senegal, as dificuldades como ambulante, a ilegal viagem até o Brasil e a saudade de um amor que ficou para trás.

Desfragmento
Direção: Giuliana Herbele
RS, 15 min, ficção, 2017, livre
Clara é informada de que Rafael saiu do coma depois de cinco anos. Cada um deles enfrenta a situação de maneira diferente: Clara sempre séria e pessimista, e Rafael, despreocupado. A falta de comunicação entre eles gera mal-estar.

Novos Goianos
Direção: Isaac Brum
GO, 23 min, documentário, 2018, livre
No início dos anos 2000, o cantor goiano Diego de Moraes surgiu no cenário da música independente e conseguiu projeção nacional antes de sua banda acabar e ele sofrer um acidente. Dez anos depois, as bandas Carne Doce e Boogarins, inspiradas por ele, surgem e conquistam o país.

19h
Lançamento dos livros:
"Cândido de Faria" de Germana Araújo,
"Esse negócio de Cinema" de Josiane Osório,
"Os filmes da sua vida têm muito mais para contar" de Pablo Villaça,
“Subsoloamarelo” de Wanderlei Costa e
“Sempre Diga Eu Te Amo Da Boca Para Dentro” de Adeilton Lima

20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 6
Duração: 83 minutos

Hide and seek
Direção: Gábor Benő Baranyi
Hungria, 14:11, ficção, 2017, 12 anos
Uma família pobre da Hungria, na qual o indisciplinado Matyi, sete anos, tem de viver com a mãe – que, quando ele nasceu, não queria outro filho – depois do desaparecimento do pai do menino. Filmado em áreas pobres com atores amadores. Baseado em uma história verdadeira.

Bookanima: martial arts
Direção: Shon Kim
Coreia do Sul, 13 min, documentário/animação, 2018, livre
Bookanima é uma palavra composta de "book" (livro) e "anima" (de animação). Este curta experimental pretende dar ao livro uma nova vida cinematográfica, com a utilização da técnica de cronofotografia. Parte de uma produção composta originalmente de quatro capítulo: artes marciais, dança, jogos com bola e esportes individuais.

Aurora
Direção: Laura Garcia
México, 13:45, documentário, 2018, 12 anos
Uma senhora de 87 anos vive sozinha em seu apartamento, onde constantemente se perde. Seus dias giram em torno do telefonema do neto. O curta é um retrato íntimo que reflete luminosamente sobre a solidão e as memórias de uma mulher cheia de vida.

Uno
Direção: Javier Marco
Espanha, 10:18, ficção, 2018, 12 anos
No mar, um celular flutuando dentro de uma bolsa hermética começa a tocar.

Where's my donkey
Direção: Mohammed Almughanni
Palestina, 11:38, ficção, 2018, 12 anos
Depois que um grupo de jovens colonos atacam o olival de Abu Hussein e roubam seu amado burro, ele descobre que tem uma poderosa ferramenta de barganha.

Tremors
Direção: Dawid Bodzak
Polônia, 20:40, ficção, 2018, 14 anos
Imagine que você está na floresta, está escuro e vazio. Você não sabe porque está lá. De repente você ouve um uivo. Sente que não quer estar lá e está com medo. Você vê um lobo, mais um e um terceiro. Eles se aproximam de você. O que você faz agora?

21h30
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTÍSSIMOS
Duração: 60 minutos

Náufraga
Direção: Juh Almeida
BA, 4 min, ficção, 2018, 12 anos
No batuque das ondas, a mulher náufraga desemboca no mar suas memórias.

Destino
Direção: Moisés Pantolfi
SP, 1 min, animação, 2017, 12 anos
Baseada nos desenhos de observação feitos pelo autor em ônibus há 14 anos.

Excelentíssimo Vampiro
Direção Davi Frizzo
RS, 1:13, animação, 2018, 12 anos
Com um golpe, um vampiro chega à presidência da república, iniciando assim uma série de desmontes no país.

Filhas da Síria
Direção: Igor Rechenberg, Juliana Passador, William Gomes e Stheffany Fernanda
SP, 3:30, documentário, 2016, 12 anos
História de três mulheres sírias depois da guerra e sua adaptação em um país novo com uma cultura diferente.

Prelúdio
Direção: Iago Kieling
DF, 2:40, ficção, 2017, 12 anos
Mulher anda na rua à noite, quando percebe estar sendo seguida e tenta fugir da ameaça.

O poder negro
Direção: Neville D’Almeida
RJ, 4 min, performance, 2018, 12 anos
Um dos primeiros manifestos negros feitos em registro audiovisual no Brasil.

Sair do armário
Direção: Marina Pontes
SP, 3 minutos, experimental, 2018, 12 anos
“Eu penso todo o tempo que se tivesse nascido muda, ou se tivesse mantido um juramento de silêncio toda minha vida, teria sofrido igual, e igualmente morreria” – Audre Lorde.

Brasilha
Direção: Rafael Morbeck
DF, 3 minutos, ficção, 2018, livre
Dois pedestres passam pelas ruas de Brasília e se cruzam sempre no mesmo local, numa das quadras residenciais do Plano Piloto.

O fim da fila
Direção: William Côgo
RJ, 2:47, animação, 2016, 12 anos
Baseado em um livro ilustrado, uma história sobre animais brasileiros na fila.

8 patas
Direção: Pietro Nicolodi, Fabricio Rabachim e Gabriel Barbosa
SP, 2:25, animação, 2018, 12 anos
Com a chegada de uma convidada inesperada, Beatriz encontra-se em seu pior pesadelo.

As bordadeiras do jardim
Direção: Julia Vellutin
SP, 3 min, animação, 2018, livre
Enquanto esperam por um ônibus no sertão, três bordadeiras jogam com seus poderes mágicos.

Paragem
Direção: Matheus Borgatto
SP, 1 min, experimental, 2018, 12 anos
As possibilidades de novas observações e experiências a partir de uma imagem de arquivo, que possivelmente poderia ser destinada ao esquecimento.

Supernova
Direção: Laís Sambugaro
SP, 3: 14, experimental, 2018, 16 anos
Uma reflexão sobre natureza, cultura, controle e sexualidade.

Cacá
Direção: Ana Carolina Rocha
SC, 1 min, animação, 2018, 12 anos
Cacá é uma garota de 15 anos que está lidando com a descoberta de novos sentimentos em relação às meninas.

O Menino Cabeça-de-flor
Direção: Vanessa Heeger
BA, 2 min, animação, 2017, 12 anos
As flores na cabeça do Menino Cabeça-de-flor sempre lhe trouxeram muito alegria, mas tudo mudará no seu primeiro dia de escola.

Sai da lama, Jacaré!
Direção: Alexandre Juruena e Jacaré Lima
RJ, 2:47, animação, 2017, livre
Utilizando coisas que para muitas pessoas são lixo, o artista brasileiro Jacaré Lima dá asas à imaginação e formas para suas inspirações, reciclando tudo ao seu redor.

Ping Ling
Direção: Mateus Salviano
RS, 2:20, animação, 2017, livre
Ping, um jovem guerreiro e aventureiro, é impedido de avançar em sua jornada por uma gangue de ladrões.

Business meeting
Direção: Guy Charnaux
RJ, 1:45, animação, 2018, 12 anos
Apenas outra reunião de negócios, como qualquer outra reunião de negócios.

Savagery
Direção: Guy Charnaux
RJ, 3 min, animação, 2018, 12 anos
Perseguido pela ininterrupta informatização e mecanização da sociedade, um homem tenta manter vivas suas fantasias.

No going back
Direção: Matias Vellutini
SP, 2:21, videoclipe, 2018, 12 anos
O clipe é uma missão de resgate cinematográfica de um galo negro de um culto satânico no Brasil.

Meio fio
Direção: Enviada de Saturno
RJ, 3 min, performance, 2018, 12 anos
A necessidade particular de estacionar não pode estar acima do direito coletivo de andar nas calçadas.

Chazinho
Direção: Adriano Gomez
SP, 40 segundos, ficção, 2018, 12 anos
Uma boa mãe sabe que o chá de boldo resolve qualquer mal. E, às vezes, nem é preciso tomá-lo.

Entretantos
Direção: Sue Durden
SP, 1:51, performance, 2018, 12 anos
Um corpo que fala, que grita, que risca no asfalto seu manifesto.

Pessoas mortas não precisam de bateria
Direção: Almir Correia
PR, 2:50, animação, 2017, 12 anos
Homem visita uma jovem enterrada no cemitério. Mas ele não sabe o que acontece no mundo dos mortos.

Auto de interrogatório
Direção: Natália Fenelon
RS, 1:57, ficção, 2016, 12 anos
Uma mulher é confrontada com suas ações. Ela é culpada?

Inside
Direção: Joel Caetano
SP, 1 min, ficção, 1 minuto, 2018, 12 anos
Há algo no espelho!

22h30
DJ Barata

3 de dezembro (segunda-feira)

3 de dezembro (segunda-feira)

10h
MOSTRA INFANTO JUVENIL MEU PÉ DE LARANJA LIMA - Programa 2
Duração: 45 minutos

I want to live in the Zoo
Direção: Evgenia Golubeva
Rússia, 6 min, animação, 2017, livre
Sasha se esforça em casa. Seus pais esperam que ela arrume o quarto, coma mingau e faça a lição de casa. Sasha decide que a vida no zoológico é muito mais interessante! Ela sai para tentar encontrar seu lugar entre um bando de pinguins ou talvez girafas?

Mosquito: the bite of passage
Direção: Brian Vincent Rhodes e Teng “Eric” Cheng
EUA, 7 min, animação, 2016, livre
Um mosquito em sua primeira viagem de caça com sua mãe tenta confessar a ela que não gosta de sangue.

Pantin
Direção: Timothée Crabbé
Bélgica, 6 min, animação, 2018, livre
Inocente e curiosa, a criança caminha na esteira da vida moderna que a alimenta, educa e protege, mas o ritmo acelera e, passo a passo, a criança abre os olhos.

The Stained Club
Direção: Mélanie Lopez, Simon Boucly, Marie Ciesielski, Alice Jaunet, Chan
Stéphie Peang e Béatrice Viguier
França, 6:39, animação, 2018, livre
Finn tem manchas em sua pele. Um dia, ele conhece um grupo de crianças legais com diferentes manchas em seus corpos. Um dia, ele entende que essas manchas não são apenas bonitas.

Cat days
Direção: Jon Frickey
Alemanha, 11 min, animação, 2018, livre
O menino Jiro sente-se doente. Seu pai o leva ao médico, que o diagnostica com algo inofensivo, mas que abala o âmago da identidade do menino.

The theory of sunset
Direção: Roman Sokolov
Rússia, 08:48, animação, 2018, livre
À noite, um dedicado ciclista atravessa uma floresta glacial. O desafio: certificar-se de que outro dia tenha um novo e oportuno começo.

 

15h
MOSTRA ESPECIAL O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
Duração: 82 minutos

A viagem de Ícaro
Direção: Kaco Olímpio e Larissa Fernandes
GO, 19 min, documentário, 2018, XX anos
Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho, a única alternativa é construir as próprias asas.

Vestido de Myriam
Direção: Lucas H. Rossi
RJ, 15 min, ficção, 2017, XX anos
Numa casa tranquila, um casal de idosos compartilha uma vida em silêncio.

Tenha um ótimo dia
Direção: Willy Hajli
SP, 12:42, ficção, 2018, XX anos
Um homem é abordado por um misterioso vendedor que não está interessado em vender-lhe um produto e, em vez disso, negocia algo muito mais valioso: sua felicidade.

Nova Iorque
Direção: Leo Tabosa
PE, 24 min, ficção, 2017, XX anos
Hermila e Leandro querem fugir. Hermila e Leandro querem ficar.

Campo Santo
Direção: Gustavo Seabra
BA, 11 min, ficção, 2018, XX anos
Em busca de arquivos confidenciais, dois capangas perseguem uma rica senhora que visita o túmulo do filho no cemitério.

 

18h30
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 6
Duração: 77 minutos

O bastão e o rosário
Direção: Ana Luísa Cosse
MG, 12 min, documentário, 2017, livre
A transformação do espaço e do mundo à sua volta vão lhe obrigar a criar formas urgentes de adaptação.

Mauro
Direção: João Gabriel Caffarelli
DF, 18 min, ficção, 2018, livre
Um cinquentão resolve fazer um canal de YouTube para falar de cultura pop. No decorrer do tempo – apoiado pela esposa – ele acaba descobrindo outras formas de comunicação com seu público. O filme mostra a relação de um homem com o seu aparelho de celular. Uma relação intensa, com pessoas que não vemos. Mauro é uma narrativa simples, com uma aura de documentário, de uma história que poderia ter acontecido.

Eu sou Super-Homem
Direção: Rodrigo Batista
SP, 19:25, ficção, 2017, livre
Lucas, sete anos, negro, vai a uma festa de aniversário como Superman. Eric, mesma idade, branco, o aniversariante, teve a mesma ideia. Agora eles farão qualquer coisa para provar quem é o verdadeiro Homem de Aço.

A triste figura
Direção: Calebe Lopes
BA, 18 min, ficção, 2018, 12 anos
Maria é filha de um pastor evangélico cheio de segredos. Certa noite, pai e filha passam a ser perseguidos por uma estranha figura encapuzada.

Telentrega
Direção: Roberto Burd
RS, 10 min, ficção, 2017, 12 anos
Durante uma noite chuvosa, Elias espera por um transplante de coração que possa salvar a vida de seu filho. 

 

20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 7
Duração: 87 min

Aya
Direção: Moufida Fedhila
Tunísia, 23:43, ficção, 2017, 12 anos
Aya, uma garotinha esperta, vive na Tunísia com seus pais Salafist. Mas um dia, um evento especial perturba a vida dessa família.

Mais triste que chuva num recreio de colégio
Direção: Lobo Mauro
Brasil, 14 min, documentário, 2018, 12 anos
A reforma superfaturada do Maracanã para a Copa de 2014. A reforma trabalhista de 2017 para uma superfartura do empresariado no Brasil.

Public library
Direção: Tomas Tito
Argentina, 11:24, ficção, 2017, 12 anos
Dois homens. Um deles segue o outro. O outro não sabe disso. Uma biblioteca se torna um labirinto. Uma perseguição infinita.

The gentle sadness of things
Direção: Deniz Telek
Turquia, 16 min, ficção, 2018, 12 anos
Após a morte do pai, Ali vai para sua cidade natal buscar a mãe e levá-la para a cidade onde mora. Mas ele tem uma questão a resolver: encontrar um lugar para o cão herdado do pai.

Bloeistraat 11
Direção: Nienke Deutz
Bélgica, 9:41, animação, 2018, 14 anos
Amigos inseparáveis passam as últimas férias de versão da infância divertindo-se ao redor da casa. Conforme o verão avança, seus corpos começam a transformar-se e um constrangimento desce sobre a amizade deles. A puberdade parece determinada a interromper seu vínculo.

Salt in veins
Direção: Adrián Canoura
Espanha, 12 min, documentário/experimental, 2017, livre
O homem e o mar não se conhecem. Do mesmo jeito que o mar esconde seus tesouros, o homem esconde os seus. Homem e mar brigam contra o tempo e contra sua extinção. Mas são igualmente respeitados.

21h30
DJ Palito

4 de dezembro (terça-feira)

4 de dezembro (terça-feira)

20h
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS – Programa 8
Duração: 87 min

Tea
Direção: Shokir Kholikov
Uzbequistão, 16 min, ficção, 2018, 10 anos
Se você olhar para a vida de lado, parece que o ser humano vive apenas para benefício próprio, mas existem outras razões para viver. O herói do filme lutou por suas necessidades com dificuldade e não conseguiu atingir seu objetivo. Mas ele venceu.

Judgement
Direção: Raymund Ribay Gutierrez
Filipinas, 15 min, ficção, 2018, 16 anos
Joy, mãe de uma menina de quatro anos, finalmente decide apresentar queixa de violência doméstica contra Dante, seu marido abusivo.

On the border
Direção: Wei Shujun
China, 15 min, ficção, 2018, 12 anos
Em uma vila fronteiriça, um adolescente chinês de raízes coreanas pretende partir para a Coreia do Sul e tenta por todos os meios realizar seu sonho.

Blueberry spirits
Direção: Astra Zoldnere
Letônia, 13 min, documentário, 2017, 10 anos
Documentário poético sobre uma família cigana que passa seus verões nas florestas da Letônia, colhendo frutas para ganhar a vida. Enquanto isso, refletem sobre sua identidade como grupo compartilhando histórias de fantasmas. Rodeado de questões existenciais sobre como equilibrar o futuro e o passado, as tradições e a vida moderna, o filme aponta sua luta pela identidade como uma jornada entre a noite e o dia e vice-versa.

Wildbeest
Direção: Nicolas Keppens e Matthias Phlips
Bélgica, 19 min, animação, 2018, 14 anos
Ir em um safari é um sonho para muitos. Para o casal de meia-idade Linda e Troyer, isso se transforma em uma aventura terrivelmente real quando eles são deixados para trás no deserto.

The heart of Spring
Direção: Chen Chen
China/Nova Zelândia, 9:30, ficção, 2017, 12 anos
Este enigmático filme-poema apresenta o retorno de uma mulher para encontrar sua mãe que desapareceu durante a revolução cultural chinesa. Com o som de um erhu (instrumento tradicional chinês) e fotografias, ela é ajudada por dois idosos a descobrir uma verdade delicada, mas difícil, sobre sua família. Numa abordagem distintamente chinesa, o trabalho trata narrativa, texto, som e imagem como dispositivos poéticos integrados.

22h30
Banda Som de Papel