top of page
fundo-limpo-v.png
ingresso.png

Para não esquecer

15LF-simbolo-preto-rosa-horizontal-fundo-transparente.png

PROGRAMAÇÃO

28 OUT Sábado

18h50 

Cartas de Teerã

FILMES IRANIANOS DO PRESENTE

52 minutos | Classificação indicativa: 16 anos

 

Flores del otro Patio - Still 1.jpg

FALECIDA (DECEASED)

de Mehdi Ilbeigi

Irã, 2023, 17min47 :: Uma família matou a mãe em um acidente de carro e agora quer receber o dinheiro do seguro.

Um Caro+ºo de Abacate (4).jpg

BATIDAS DE CASCOS (HOOVES BEAT)

de Fargol Masrourirad e Seyed Hossein Zeitoonnejad 

Irã, 2022, 13min27 :: Tino, um jovem de 12 anos, vive com os pais numa aldeia fronteiriça entre o Irã e o Iraque. Depois de um incidente nas montanhas, ele se vê em um dilema com a vida de seu único amigo de quatro patas em perigo iminente. Tino deve tomar uma decisão importante rapidamente. 

Cara de Louca (1).jpg

PITAGE (پیتاژ)

de Ali Khaledi

Irã, 2023, 10min :: Um guarda penitenciário concordou em executar uma sentença de morte em troca de uma licença do trabalho, mas…

Mam+úe n+úo quer ir a praia  (1).jpg

A ÚLTIMA NEVE (THE LAST SNOW)

de Shayan Naghibi 

Irã, 2023, 3min35 :: Tudo pode ser perdido em uma nevasca.

Os animais mais fofos do mundo (2).jpg

SOO

de Roya Salimi 

Irã, 2022, 6min41 :: A história de uma viajante que segue seu reflexo. Onde quer que vá, ela se apega e deixa para trás uma parte de si mesma, uma camada de sua cor. Durante sua jornada, sua cor desaparece gradualmente até sumir.

23 a 27 OUT

IFB RECANTO DAS EMAS

28 a 30 OUT

CINE BRASÍLIA          2023

20h15 

Tremo quando te escrevo

ESTES FILMES DESVELAM HISTÓRIAS MAL CONTADAS

Sessão com recurso closed caption

76 minutos | Classificação indicativa: 16 anoss

 

Infantaria (4).jpg

INFANTARIA

de Laís Santos Araújo

Brasil, 2022, 24min :: Joana quer a primeira menstruação. Dudu quer seu pai. Verbena, que ninguém convidou, esconde o que quer.

ritual (5).jpg

RITUAL (RITUÁLY)

de Damián Vondrášek 

República Tcheca, 2022, 15min :: Um menino com lábio leporino tem o período de uma tarde para passar pelo ritual de iniciação para uma gangue de rua. 

a marcha cinzenta (9).jpg

A MARCHA CINZENTA

(DIE GRAUE MARCH)

de Alvaro Schoeck e Charlotte Waltert 

Suíça, 2023, 11min36 :: Um dia de outono e a primeira noite de inverno nas altas montanhas: é época de caça. Os caminhos dos animais e dos humanos se cruzam e desaparecem. Faixas de névoa confundem as fronteiras entre sonho, imaginação e realidade.

36 (7).jpg

36

de Rezan Uğurlu

Turquia, 2023, 9min24 :: Utilizando fotogramas de um catálogo promocional de uma usina nuclear francesa da década de 1980, 36 revela os sentimentos do diretor sobre estética, vida, imigração, morte e ecologia. Com trinta e cinco dos trinta e seis quadros do catálogo original, o filme estabelece um diálogo entre passado, presente e futuro.

A sombra da Borboleta (1).jpeg

A SOMBRA DAS BORBOLETAS

(L’OMBRE DES PAPILLONS)

de Sofia El Khyari

Marrocos, 2022, 9min :: Em uma floresta misteriosa, uma mulher é lentamente atraída por um devaneio nostálgico enquanto observa borboletas.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

18h40 

Lançamento livro

POESIA MARGINAL, POLÍTICA E CIDADE: O PERCURSO POÉTICO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL EM BRASÍLIA, de Wélcio de Toledo

Brasiliense, professor, pesquisador e poeta, Wélcio de Toledo atua em movimentos sociais e culturais da cidade. Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela UnB. Formado em História, com mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Educação. Trabalha como educador no ensino público, em cursos universitários e na formação didática de servidores públicos. Como pesquisador, tem seu campo de atuação nas áreas de literatura, cultura, identidade e memória, com o olhar sobre a história cultural de Brasília. Poeta conhecido no circuito independente do país, possui artigos, textos e poemas em diversas antologias, coletâneas e revistas literárias.

 

O autor analisa a relação entre a poesia marginal e a formação da identidade cultural em Brasília nas décadas de 1970 e 1980 e seus desdobramentos para a produção poética de hoje. Essa relação remete às primeiras décadas da nova capital do Brasil, período em que a cidade pulsava culturalmente na mesma medida em que o Regime Militar imposto em 1964 buscava silenciar as artes e a cultura no país. O livro, suas imbricações e desdobramentos serão desvelados não só com o foco na capital do país, mas com o olhar abrangente sobre a cultura e política brasileira.

bottom of page