

Para não esquecer

PROGRAMAÇÃO
28 OUT Sábado
18h50
Cartas de Teerã
FILMES IRANIANOS DO PRESENTE
52 minutos | Classificação indicativa: 16 anos

FALECIDA (DECEASED)
de Mehdi Ilbeigi
Irã, 2023, 17min47 :: Uma família matou a mãe em um acidente de carro e agora quer receber o dinheiro do seguro.
.jpg)
BATIDAS DE CASCOS (HOOVES BEAT)
de Fargol Masrourirad e Seyed Hossein Zeitoonnejad
Irã, 2022, 13min27 :: Tino, um jovem de 12 anos, vive com os pais numa aldeia fronteiriça entre o Irã e o Iraque. Depois de um incidente nas montanhas, ele se vê em um dilema com a vida de seu único amigo de quatro patas em perigo iminente. Tino deve tomar uma decisão importante rapidamente.
.jpg)
PITAGE (پیتاژ)
de Ali Khaledi
Irã, 2023, 10min :: Um guarda penitenciário concordou em executar uma sentença de morte em troca de uma licença do trabalho, mas…
.jpg)
A ÚLTIMA NEVE (THE LAST SNOW)
de Shayan Naghibi
Irã, 2023, 3min35 :: Tudo pode ser perdido em uma nevasca.
.jpg)
SOO
de Roya Salimi
Irã, 2022, 6min41 :: A história de uma viajante que segue seu reflexo. Onde quer que vá, ela se apega e deixa para trás uma parte de si mesma, uma camada de sua cor. Durante sua jornada, sua cor desaparece gradualmente até sumir.
IFB RECANTO DAS EMAS
CINE BRASÍLIA 2023
20h15
Tremo quando te escrevo
ESTES FILMES DESVELAM HISTÓRIAS MAL CONTADAS
Sessão com recurso closed caption
76 minutos | Classificação indicativa: 16 anoss
.jpg)
INFANTARIA
de Laís Santos Araújo
Brasil, 2022, 24min :: Joana quer a primeira menstruação. Dudu quer seu pai. Verbena, que ninguém convidou, esconde o que quer.
.jpg)
RITUAL (RITUÁLY)
de Damián Vondrášek
República Tcheca, 2022, 15min :: Um menino com lábio leporino tem o período de uma tarde para passar pelo ritual de iniciação para uma gangue de rua.
.jpg)
A MARCHA CINZENTA
(DIE GRAUE MARCH)
de Alvaro Schoeck e Charlotte Waltert
Suíça, 2023, 11min36 :: Um dia de outono e a primeira noite de inverno nas altas montanhas: é época de caça. Os caminhos dos animais e dos humanos se cruzam e desaparecem. Faixas de névoa confundem as fronteiras entre sonho, imaginação e realidade.
.jpg)
36
de Rezan Uğurlu
Turquia, 2023, 9min24 :: Utilizando fotogramas de um catálogo promocional de uma usina nuclear francesa da década de 1980, 36 revela os sentimentos do diretor sobre estética, vida, imigração, morte e ecologia. Com trinta e cinco dos trinta e seis quadros do catálogo original, o filme estabelece um diálogo entre passado, presente e futuro.
.jpeg)
A SOMBRA DAS BORBOLETAS
(L’OMBRE DES PAPILLONS)
de Sofia El Khyari
Marrocos, 2022, 9min :: Em uma floresta misteriosa, uma mulher é lentamente atraída por um devaneio nostálgico enquanto observa borboletas.
PROGRAMAÇÃO PARALELA
18h40
Lançamento livro
POESIA MARGINAL, POLÍTICA E CIDADE: O PERCURSO POÉTICO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL EM BRASÍLIA, de Wélcio de Toledo
Brasiliense, professor, pesquisador e poeta, Wélcio de Toledo atua em movimentos sociais e culturais da cidade. Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela UnB. Formado em História, com mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Educação. Trabalha como educador no ensino público, em cursos universitários e na formação didática de servidores públicos. Como pesquisador, tem seu campo de atuação nas áreas de literatura, cultura, identidade e memória, com o olhar sobre a história cultural de Brasília. Poeta conhecido no circuito independente do país, possui artigos, textos e poemas em diversas antologias, coletâneas e revistas literárias.
O autor analisa a relação entre a poesia marginal e a formação da identidade cultural em Brasília nas décadas de 1970 e 1980 e seus desdobramentos para a produção poética de hoje. Essa relação remete às primeiras décadas da nova capital do Brasil, período em que a cidade pulsava culturalmente na mesma medida em que o Regime Militar imposto em 1964 buscava silenciar as artes e a cultura no país. O livro, suas imbricações e desdobramentos serão desvelados não só com o foco na capital do país, mas com o olhar abrangente sobre a cultura e política brasileira.